A lei dos grandes números...: um olhar sobre a sua história e aplicações no ensino

Data
2014
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Resumo
O insucesso na disciplina de Matemática é um tema de grande debate e reflexão. Enquanto professores, pais ou simplesmente indivíduos de uma sociedade, somos diariamente confrontados com a crescente falta de aproveitamento, atitudes e valores, logo, perante este cenário, urge a necessidade de a Escola incrementar formas mais interativas de aprendizagem, capazes de acompanhar as alterações da Sociedade, formando cidadãos mais ativos e participativos no seu percurso escolar e futuramente profissional. Neste trabalho pretende-se explorar o célebre Teorema de Bernoulli: “Lei dos Grandes Números” e apresentar uma proposta de abordagem deste conteúdo no Ensino Básico e Secundário, assente no ensino experimental e de acordo com as linhas orientadoras do Programa da Matemática do Ensino Básico e do Programa de Matemática do Ensino Secundário.
The failure in the subject of Maths is a matter of great debate and reflection. As teachers, parents or simply as individuals within a society, we are daily confronted with the increasing lack of school performance, attitudes and values. Therefore, to fight this situation, there is the need for the school to implement more interactive ways of learning, capable to follow the changes of society, building more active and participant citizens during their school and soon to be professional life. This work intends to explore the notorious Bernoulli’s theorem “The Law of the Great Numbers” and to present an educational planning of this content, based on the experimental teaching and according to the guiding lines of the Maths Programme of Basic Education and of the Maths Programme of Secondary Education.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário
Palavras-chave
Probabilidades , Ensino , Recursos didáticos , Tecnologia , Teorema de Bernoulli , Gráfico em movimento
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