A utilização da história da ciência como ferramenta no processo de ensino e de aprendizagem: um estudo com alunos do 10º ano

Data
2016-06-28
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Resumo
A primeira referência à introdução da História da Ciência no Ensino das Ciências remonta ao final do século XIX e desde aí representa uma problemática recorrente dos últimos séculos. No seio desta análise destaca-se o facto de muitas vezes as conceções alternativas dos alunos serem semelhantes às conceções perfilhadas por antigos cientistas. Nesse sentido a utilização de materiais e recursos didáticos relacionados com a História da Ciência ajuda os alunos na compreensão dos conceitos, contribuindo para a evolução da sua aprendizagem. Neste relatório apresentamos dois pequenos estudos que tiveram como objetivo principal analisar o efeito da utilização da História da Ciência na aprendizagem dos alunos. Em ambos os estudos a metodologia usada foi de investigação-ação, onde estiveram envolvidas duas turmas do 10ºano de escolaridade, na disciplina de Biologia e Geologia: a turma em estudo (turma A) constituída por 23 alunos e uma turma como amostra de conveniência (turma B) constituída por 26 alunos. Na recolha de dados utilizaram-se dois questionários, ambos usados como Pré-teste e Pós-Teste. Durante as atividades letivas inseridas na prática de ensino supervisionado foram introduzidos diversos materiais/recursos didáticos dentro dos temas “A Terra, um planeta a proteger” e “Diversidade Biológica”, como textos informativos, fichas de trabalho, entre outros. A utilização da História da Ciência no Processo de Ensino e de Aprendizagem revelou-se uma ferramenta importante, pois coloca os alunos numa posição mais favorável em contexto de sala de aula e como consequência os alunos apresentam uma melhoria nos seus resultados.
The first reference to the introduction of the History of Science in Science Teaching dates back to the late nineteenth century and since then it has been a recurring problem of the recent centuries. Within this analysis we highlight the fact that often the alternative conceptions of students are similar to those conceptions adopted by ancient scientist. In this direction the use of teaching materials and resources related to the History of Science assists students to understand the concepts, contributing to the evolution of their learning. In this report we present two short studies whose main goal was to analyze the effect of the use of History of Science on student learning. In bath studies the methodology used was action research, in which were involved two classes of the 10th grade, in the discipline of Biology and Geology: the class into study (class A) composed of 23 students and a control class (class B) composed of 26 students. In the data collection there were used two questionnaires bath used as pre-test and post-test. During the teaching activities embedded in the pedagogical practice various materials/teaching resources were introduced within the themes “The Earth, a planet to be protected” and “Biological Diversity” such as informative texts, worksheets, among others. The use of History of Science in the Teaching-Learning Process has proved and import tool, because it places students in a better position in the classroom context and as a result students have an improvement in their results.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Palavras-chave
Ciências naturais , Ensino , História da ciência , Formação de professores , Prática de ensino supervisionado
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