Abandono Escolar – Factores e Estratégias e Combate

Data
2010
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Este estudo incide-se na problemática do abandono escolar, onde vamos focar os factores que levam a esse problema e quais as melhores estratégias para o combater. As causas apontadas para justificar o abandono escolar e identificar os alunos com potencial de risco elevado são múltiplas e interdependentes, passando pelas características do aluno, pela estrutura escolar até à política educativa nacional. Este trabalho está dividido em duas partes fundamentais. Na primeira parte fizemos uma revisão da literatura sobre a problemática em questão e na segunda parte apresentamos a investigação que fizemos com 20 professores e 11 alunos regressados da região de Trás-os-Montes e Alto douro. Aplicamos um inquérito a todos os indivíduos e identificamos quais os principais motivos para os alunos abandonarem a escola assim como as estratégias mais importantes para o seu combate.
This study focuses on the school dropout problem, where we focus on factors that lead to this problem and what are the best strategies to combat it. The causes suggested to justify it and identify the students with high potential risk are multiple and interdependent, passing through the characteristics of the student, the school structure to the national educational policy. This work is divided into two main sections. In the first part we review the literature on the issue in question and the second part we present the research that we did with 20 teachers and 11 students that returned to school from the region of Trás-os-Montes e Alto Douro. We applied a questionnaire to all individuals and identify which are the main reasons for students dropping out of school as well as the most important strategies to combat it.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Abandono escolar , Escola , Família , Meio social , School dropout , School , Family , Social environment
Citação