Implementação de uma rede de parques infantis acessíveis na cidade de Vila Real

Data
2016-07-07
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Projetos de investigação
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Resumo
As crianças com deficiência enfrentam muitos desafios que afectam as suas futuras relações interpessoais e saúde emocional. Os parques infantis são locais de interacção das crianças, mas muitas vezes exigem que as crianças com deficiência fiquem à margem. Para avaliar os parques infantis existentes e determinar a melhor forma de abordá-los foi realizada pesquisa e revisão bibliográfica. Foram avaliados os parques infantis existentes quanto à segurança, acessibilidade e usabilidade dos equipamentos. Com a pesquisa conclui-se que os baloiços e as estruturas que facilitam a interacção social, são os mais utilizados pelas crianças. Além destes dados e segundo pesquisa bibliográfica é importante referir que existem estruturas, como por exemplo vigas de equilíbrio, que podem ser integradas nos parques infantis trazendo benefícios terapêuticos para as crianças com deficiência. Através do movimento a criança aumentam o seu mundo de conhecimento e de experimentação desenvolvendo assim a sua independência. A avaliação dos parques infantis mostrou grande deficiência em matéria de superfície de impacto, o tipo de acesso ao parque, nível de dificuldade de acesso aos equipamentos, actividades lúdicas, actividades intelectuais e actividades de estimulação sensorial. Os resultados foram utilizados para conceber a apresentação de um projecto para uma rede de parques infantis universais na cidade de Vila Real, que pode ser utilizado por qualquer tipo de criança independentemente da sua dificuldade.
Children with disabilities face many challenges that affect their future interpersonal relationships and emotional health. Playgrounds are places of interaction for children but often require that children with disabilities remain aside. To evaluate existing playgrounds and determine how best to approach them, research and literature review was performed. Existing playgrounds were evaluated for safety, accessibility and usability of equipment. Through research it is concluded that the swings and the structures that facilitate social interaction, are most often used by children. In addition to these data and according to literature is important to note that there are structures, such as balance beams, which can be integrated into playgrounds bringing therapeutic benefits for children with disabilities. By the act of movement, the child increases their knowledge and experimentation world, developing their independence in the process. The evaluation of playgrounds showed great weakness in the following features: the impact surface, the type of access to the park, the difficulty level of access to equipment, leisure activities, intellectual activities and sensory stimulation activities. The results were used to design the presentation of a project for a network of universal playgrounds in the city of Vila Real, which can be used for any child regardless of its difficulty.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas
Palavras-chave
Acessibilidades , Mobilidade , Deficiência , Segurança , Parque infantil
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