Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/6221
Title: Gestão estratégica do conhecimento, inovação e desempenho das empresas da indústria do calçado
Authors: Cardoso, Ana Rita Leite Castro
Advisor: Marques, Carla
Keywords: Gestão do conhecimento
Inovação
Internacionalização
Desempenho organizacional
Setor do calçado
Issue Date: 14-Jul-2016
Abstract: Com esta investigação pretendeu-se conhecer as consequências da gestão estratégica do conhecimento na inovação, internacionalização e desempenho das organizações. O conhecimento que as organizações detêm, através dos seus colaboradores, é muitas vezes ignorado e até desconhecido e as organizações não sabem que este necessita de ser gerido, nem, tão pouco, que este pode ter impactos positivos na sua inovação e desempenho. Por sua vez, a inovação, mostra alguns impactos ao nível do desempenho organizacional e da internacionalização. O estudo contou com empresas, unicamente, do setor do calçado, dado este ser um dos setores mais relevantes e promissores da economia portuguesa. Este estudo empírico realizou-se em 34 empresas, maioritariamente PME’s. Foram apenas estudadas empresas portuguesas. As hipóteses testadas pretendiam mostrar que as duas estratégias de gestão do conhecimento (codificação e personalização) têm impactos, diretos e indiretos, na inovação e no desempenho organizacional, os impactos da inovação na internacionalização e, por fim, da internacionalização no desempenho organizacional. Foi possível verificar uma a relação positiva entre a gestão do conhecimento e a inovação, entre a inovação e a internacionalização, assim como entre a inovação e o desempenho organizacional. A confirmação destas relações positivas pode mostrar às empresas que devem passar a gerir estrategicamente alguns dos instrumentos que possuem.
With this research we intend to assess the consequences of strategic knowledge management in innovation, internationalization and performance of organizations. The knowledge that organizations holds, through his employees, is often ignored and even unknown, and organizations do not know that this needs to be managed, neither, that this vi can have a positive impact on innovation and performance. On the other hand, innovation, shows some impacts on organizational performance and internationalization. The study included companies solely in the shoe industry, as this is one of the most important and promising sector of the Portuguese economy. This empirical study has 34 companies, mainly SMEs. Will only be studied Portuguese companies. The hypotheses tested intended to show that the two knowledge management strategies (coding and personalization) have impacts, direct and indirect, on innovation and organizational performance, the impact of innovation in internationalization and, finally, the internationalization organizational performance. Was possible to observe a positive relationship between knowledge management and innovation, between innovation and internationalization, as well as between innovation and organizational performance. Confirmation of these positive relationships can show the companies that should manage strategically some of the instruments that have.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10348/6221
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

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