Bullying: contexto escolar

Data
2016-07-25
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente Relatório pretende expor e descrever todo o trabalho e atividades elaboradas e desenvolvidas no âmbito do Estágio Pedagógico, inserido no Mestrado Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e realizado na Escola E.B 2,3 de Vidago. O núcleo de estágio da respetiva instituição educativa foi constituído por mim (Diogo Oliveira) e pelo meu colega Jorge Carneiro. Este trabalho divide-se em duas partes sendo que a primeira é referente ao Relatório de Estágio e a segunda à Ação de Informação apresentada pelo núcleo. A primeira parte baseia-se nas linhas que regem o Estágio Pedagógico, linhas essas orientadoras que expõem todo o procedimento, de forma a caracterizar o contexto de integração dos professores estagiários, a lida do processo ensino-aprendizagem, bem como as atividades extracurriculares. Quanto à Ação de Informação esta regeu-se segundo os critérios normais e decorreu dentro da normalidade. Em cada atividade constam os respetivos procedimentos nomeadamente o planeamento, organização, justificações e reflexões finais sobre as tomadas de decisões e algumas considerações. O Estágio Pedagógico mostrou-se uma grande oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento das minhas competências pessoais e profissionais, que por consequência me permitem agora identificar e resolver problemas pedagógicos. Tudo isto é um ponto de partida para uma futura integração no mercado de trabalho na área da docência da Educação Física.
The present report pretend to describe all the work and activities developed under the Teacher Training, inserted in the Master of Teaching Physical Education in Primary and Secondary Schools and held at the Escola EB 2,3 Vidago. The core stage of their educational institution was made by me (Diogo Oliveira) and my partner Jorge Carneiro. This work divided into two parts, the first one is the intership report of the second talking about the action of training presented by the core. The first part is based on the guiding lines of Teacher Training, these expose the entire procedure, and characterize the context of integration of student teachers, to handle the teaching-learning process, as well as extracurricular activities. Regarding the Action of this formation is conducted according to the usual standards. In each activity listed their procedures including planning, organization, justifications and final reflections on decision making and some considerations. This Internship proved a great learning opportunity and develop my personal and professional, which consequently allow me now to identify and solve educational problems and competence. All this is a start point for further integration in the labor market in the area of teaching Physical Education.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Estágios pedagógicos , Bullying
Citação