Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/6275
Título: A oralidade no processo de ensino-aprendizagem
Autor: Carvalho, Rita Alexandra Rio André C. Rodrigues
Orientador: Assunção, Carlos
Giménez García, José Manuel
Palavras-chave: Português
Ensino/aprendizagem
Espanhol
Oralidade
Competência comunicativa
Data: 2015
Resumo: Este relatório constitui a reflexão da prática de ensino supervisionada que decorreu durante o ano letivo 2014/2015, na Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Vila Real) e Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo (Chaves), sob a orientação científica do Professor Doutor Carlos da Costa Assunção e coorientação do Professor José Manuel Giménez García. A minha prática pedagógica incidiu em duas vertentes: na disciplina de Português com uma turma de 9º ano e na disciplina de Espanhol, nível B2, numa turma de 11ºano. A consciência de que a oralidade constitui um saber nuclear que pode ser trabalhada nas suas diferentes vertentes - a compreensão, a expressão oral e a interação - permitiume desenvolver algumas estratégias potenciadoras do aperfeiçoamento desta competência. Neste contexto, o presente relatório pretende alcançar os seguintes objetivos:  Identificar problemas relacionados com a oralidade na sala de aula.  Planificar atividades de acordo com as necessidades do público-alvo.  Apresentar estratégias/atividades para o desenvolvimento dessa competência, quer na língua materna, quer na língua estrangeira, espanhol.
This project is the reflexion on the supervised teaching which was developed during the academic year of 2014/2015, in Dr. Camilo Castelo Branco Secundary School (Vila Real) and Dr. António Granjo School (Chaves), under the scientific supervision of Dr. Carlos da Costa Assunção and the orientation of Dr. José Manuel Giménez García. My pedagogical practice focuses in two sides: in the portuguese school subject with a group of the 9 grade and in the spanish school subject with a group of the 11 grade. The conscience that “speaking” is a nuclear know and can be studied in different ways increasing the comprehension, the discourse and students interaction - has allowed me to develop some strategies reinforcing the development of this competence. In this context, the present report has the aim to achieve the following objectives:  Identifying some problems related to speaking in the classroom  Planifying activities according to the needs of students  Present some strategies/activities to develop this skill, in the native language and in the foreign language, spanish language.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/6275
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:TD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
msc_raracrcarvalho.pdf
  Restricted Access
984,69 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.