Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/6302
Título: Teatro infantil no 1º ciclo: análise e adaptação dramatúrgica do conto “A casa da Mosca Fosca” de Eva Mejuto
Autor: Silva, Ana Rafaela Oliveira da
Orientador: Azevedo, Rita Gisela Martins de
Palavras-chave: Teatro
Expressão dramática
Pedagogia
Data: 28-Jul-2016
Resumo: O presente relatório pretende descrever, analisar, e fazer uma reflexão sobre o período de estágio I e II realizado no Centro Escolar das Árvores, para a obtenção do grau de Mestre no Mestrado em Ensino de Teatro na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este documento contempla uma fundamentação teórica e prática, bem como uma análise reflexiva sobre a temática “O teatro infantil no 1º ciclo de ensino básico”, projeto este, desenvolvido durante o estágio realizado no já referido centro escolar. Neste estudo, ambicionamos salientar a importância de investir nas práticas culturais e artísticas no sistema de ensino, evidenciando os benefícios da expressão dramática no processo criativo e pedagógico da criança. O objetivo central deste trabalho é refletir sobre o rigor que concerne ao envolvimento necessário para o teatro realizado pelas crianças. Procuramos aliar a prática à teoria, debruçando-nos sobre estudos relacionados com a expressão dramática, o teatro infantil e com o espetáculo em si, para podermos compreender que é absolutamente necessário utilizar métodos diferentes quando trabalhamos com um público tão exigente como são as crianças.
This report intends to describe, analyze and to reflect on the probationary period I and II held in “Centro escolar das Árvores”, for the degree of Master in theater education Master at the University of “Trás-os-Montes e Alto Douro”. This document offers a theoretical and practical reasons as well as a reflective analysis on the theme "Children's Theatre in the 1st basic education cycle," this project, developed during research at the cited school center. In this study, we aim to emphasize the importance of investing in cultural and artistic practices in the education system, showing the benefits of dramatic expression in the creative and educational process of the child. The main objective of this study is to respect the accuracy regard to the involvement necessary to direct theater performed by children. We seek to combine the practice to theory, leaning on the studies related to the drama, children's theater and the show itself, in order to understand that it is absolutely necessary to use different methods when working with an audience as demanding as are the children.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ensino de Teatro
URI: http://hdl.handle.net/10348/6302
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:TD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
msc_arosilva.pdf2,78 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.