Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/6313
Title: O ensino da organização e tratamento de dados na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico: uma proposta de intervenção
Authors: Pinheiro, Sónia Cristina Borges da Silva
Advisor: Aires, Ana Paula Florêncio
Keywords: Matemática
Ensino/aprendizagem
Estatística
Probabilidades
Tratamento de dados
Issue Date: 29-Jul-2016
Abstract: O educador de infância e o professor de 1.º ciclo constantemente se deparam com a necessidade de proporcionar às crianças experiências desafiantes, enriquecedoras e, ao mesmo tempo, diversificadas, para que estejam sempre motivadas para o estudo da Matemática. A Organização e Tratamento de Dados foi um dos temas abordados em estágio do 1.º ciclo do ensino básico, cuja prática pedagógica mais questões e interesses suscitou, principalmente no que respeitava à experiência de aprendizagem a propor aos alunos através da escolha da tarefa matemática a aplicar. Nesta medida, surgiu o presente relatório que tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção para a educação pré-escolar e para o 1.º ciclo do ensino básico no âmbito da Organização e Tratamento de Dados. Com a apresentação desta proposta pretende-se que o docente utilize, adaptando, caso necessário, as tarefas matemáticas apresentadas e reflita sobre a diversidade de tarefas que deve promover na sala de aula, tornando-o mais capaz de criar novas tarefas que permitam que a criança/aluno desenvolva a capacidade de utilizar e de compreender e produzir informação estatística, aproveitando-a para resolver problemas e tomar decisões. A proposta inclui diferentes tarefas matemáticas que se poderão aplicar em contexto de educação pré-escolar e em contexto de 1.º ciclo, sendo elas classificadas de acordo com determinados critérios, aplicando-se a determinadas faixas etárias ou anos de escolaridade. As tarefas podem ser: tarefas abertas ou fechadas, de desafio elevado ou reduzido, de longa ou curta duração, tarefas de contexto real ou puramente matemático. Apresentaremos exemplos de exercícios, problemas, explorações, investigações e projetos.
The 1st cycle teacher and early childhood educator is constantly faced with the need to provide children with diversified challenging and enriching experiences, so they may remain motivated to study mathematics. Data Analysis was one of the subjects addressed during the 1st cycle pedagogical pratice promote which lead to even more questions and interests, particularly with respect to the best learning experiences for the students, through the choice of the mathematical tasks to apply. For this reason, this report was written with the goal of presenting a proposal for intervention during pre-school and 1st cycle education within the scope of Data Analyses. The aim of this proposal is to help teachers use and adapt math tasks to reflect the diversity of tasks they should promote in the classroom, and in this way help them create new ways to allow their students to develop the ability to understand, to use and to create data, resolve problems and make decisions. The proposal includes different math tasks which can be applied in the context of pre-school and 1st cycle education. They were classified according to specific criteria, which apply to certain age groups or school grades. Tasks can be open or closed tasks, more or less challenging, real life tasks or strictly mathematical. We will give examples for exercises, problems, exploration, investigations and projects.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10348/6313
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_scbspinheiro.pdf1,89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.