Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/6315
Title: O educador / contador de histórias em contexto de sala de aula
Authors: Silveira, Lúcia Daniela Pinto
Advisor: Silva, Levi Leonido Fernandes da
Keywords: Educadores
Crianças
Educação pré-escolar
Contadores de histórias
Issue Date: 2013
Abstract: O presente trabalho visa analisar a importância do educador como contador de histórias, e o lugar que as histórias ocupam no pré-escolar, percebendo o que elas contribuem nas aprendizagens das crianças. Para isso efetuaram-se pesquisas em artigos, livros, revistas e sites. Ao ouvir uma história, as crianças conseguem vivenciar as ações, os problemas, os conflitos dessa história. Estas vivências permitem à criança um conhecimento de si mesmo e do mundo que a rodeia o que lhe irá ajudar na formação da sua personalidade. Contudo todas as aprendizagens só serão possíveis se o educador souber transformar o momento de contar a história numa grande experiência artística. Para que tal possa acontecer deve existir uma qualidade no narrador, deve ser um grande leitor, e deve ter uma preparação, prévia, como contador de histórias e as escolhas das histórias devem apresentar qualidade literária, que como disse anteriormente, adequadas a faixa etária de cada grupo de crianças. Com isto, numa primeira etapa deste relatório, trataremos o papel que o educador tem enquanto contador de histórias em contexto de sala de aula e ainda a importância do saber contar histórias no pré-escolar. Numa segunda etapa descrevemos as planificações elaboradas para desenvolver este tema no JI e uma reflexão das mesmas.
This study aims to examine the importance of the educator as a storyteller, and the place that stories occupy in preschool, realizing what they contribute in the learning of children. To this purpose research were made in articles, books, magazines and websites. Upon hearing a story, children can experience the actions, the problems and conflicts of this. These experiences allow children to knowledge himself and the world that surrounds him will assist in the formation of his personality. However, all learning will only be possible if the teacher knows transform the time to tell the story in a great artistic experience. To achieve this proposal they must be a quality narrator, a big reader and must have a prior preparation and the choices of stories must have literature quality and must be appropriated for the age of each group of children. With this, the first stage of this report will treat the role that educator has as storyteller in the context of the classroom and learn the importance of storytelling in preschool. The second stage will describe the lesson planning designed to develop this theme in preschool and a reflection of it.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Pré-Escolar
URI: http://hdl.handle.net/10348/6315
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_ldpsilveira.pdf
  Restricted Access
1,06 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.