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Title: Jogos reduzidos em futebol: efeitos do processo de aprendizagem e da alteração do sistema tático nas ações técnico-táticas, frequência cardíaca, perceção subjetiva de esforço, distâncias percorridas em diferentes velocidades
Authors: Silva, Tiago Fernando Freitas
Advisor: Maçãs, Victor Manuel Oliveira
Keywords: Futebol
Frequência cardíaca
Velocidade
Indicadores técnico-táticos
Jogos reduzidos
Issue Date: 2015
Abstract: O objetivo deste estudo consistiu em analisar os efeitos que o processo de aprendizagem e a alteração da organização estrutural da equipa tem sobre os indicadores técnico-táticos individuais e coletivos, a frequência cardíaca, perceção subjetiva de esforço, distância total e parcial percorrida nas diferentes zonas de velocidade e percentagem de tempo passado nas zonas de velocidade em jogos reduzidos. A amostra foi constituída por 14 alunos do 2º ano da UTAD da licenciatura em Ciências do Desporto e têm uma idade média M±DP de 21,1±0,78, uma estatura média 175,25±4,04 cm, um peso médio 73,58±6,43 Kg e 6,83±3,21 anos de prática da modalidade. A recolha foi realizada através da participação da amostra GR+6x6+GR pré processo aprendizagem (J1) e pós processo aprendizagem (J2), os jogos tiveram a duração de 12 minutos. No 2ºobjetivo, procedeu-se a uma alteração da organização estrutural da equipa de 1+2+3+1 para 1+3+3, com a mesma duração do tempo de jogo. No 1º objetivo, a análise aos ITTI não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas, ao contrário dos ITTC em que em 3 indicadores, duração da fase ofensiva, número de passes por ação ofensiva e jogadores envolvidos por fase ofensiva. Foram identificadas também diferenças estatisticamente significativas na perceção subjetiva de esforço. Estes dados demonstraram que os jogos reduzidos são eficazes no processo ensino/aprendizagem, desenvolvendo e melhorando a performance individual e colectiva ao nível técnico-tático e fisiológico. Quanto ao 2º objetivo, identificaram-se diferenças estatisticamente significativas apenas no número de passes por fase ofensiva dos ITTC. Verificou-se ainda, diferenças estatisticamente significativas na PSE, nas distâncias percorridas totais, parciais nas Z V1 (0,0-6,9 Km/h), Z V2 (6,9-9,9 Km/h) e Z V3 (9,9-12,9 Km/h) e ainda na percentagem de tempo passado nas Z V1, Z V2 e Z V3. No entanto, perante as limitações da ocorrência temporal da recolha dos dados para o 2º objetivo, acreditamos que os resultados foram influenciados por factores externos, não sendo possível aferir se os mesmos foram resultantes do impacto da alteração da organização estrutural da equipa.
The aim of this study was to analyze the effects that the learning process and the tactics’ change have on the technical and tactical indicators, both individual and collective, heart rate, effort subjective perception, total and partial distance covered on the different velocity’s zones and percentage of time spent in velocity’s zones in small-sided games. The sample was constituted by 14 students of the second year of Sport Science, in UTAD that had an average age M ± SD of 21.1 ± 0.78, an average height of 175.25 ± 4.04 cm, an average weight of 73.58 ± 6.43 kg and 6.83 ± 3.21 years of practice in this modality. On the goal 1, the data gathering was accomplished through the participation of the sample GR +6 x6 + GR pre-process learning (G1) and post process learning (G2), the games lasted for 12 minutes each. In goal 2, a tactical change was made from 1+3+3 to 1+2+3+1, also lasting for 12 minutes. Regarding goal 1,on the individual technical and tactical indicators (ITTI) analysis no statistically significant differences were found, unlike collective technical and tactical indicators (CTTI) that were found differences on three indicators, offensive phase duration, number of passes per offensive action and players involved in the offensive phase. There were also identified significant differences in effort subjective perception. These data demonstrated that reduced games bring benefits to teaching/learning process, developing and improving individual and collective performance, both on the technical and tactical level as well as on physiological level. Regarding goal 2, were identified statically significant differences only onthe number of passes and players involved in the offensive phase (CTTI). There were also found statistically significant differences on effort subjective perception, on total and partial traveled distance on Z V1 (0,0-6,9 Km/h), Z V2 (6,9-9,9 Km/h) and Z V3 (9,9-12,9 Km/h) and also on the percentage of time spent in Z V1, Z V2 e Z V3. However, given the time limitations of the occurrence of data collection for the 2 goal, we believe that the results were influenced by external factors and it was not possible to assess whether they were a resulting from the impact of the change in the structural organization of the players.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/6354
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

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