Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/6364
Title: A utilização do blogue como recurso educativo no ensino do espanhol língua estrangeira
Authors: Marques, Maria Isabel Oliveira
Advisor: Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira
Keywords: Língua espanhola
Ensino/aprendizagem
Web
Blogue
Issue Date: 19-Aug-2016
Abstract: O presente relatório expõe o trabalho realizado no âmbito da minha prática de ensino supervisionada no 3º Ciclo do Ensino Básico, no ensino do espanhol língua estrangeira, neste âmbito desenvolvi um projeto de investigação cujo tema é: “A utilização do blogue como recurso educativo no ensino do espanhol língua estrangeira”. O principal objetivo do meu estudo é verificar a eficácia do uso de um meio alternativo (blogue) como ferramenta de aprendizagem ao auxílio de uma língua estrangeira. O público-alvo foi uma turma de 9º ano, nível 3 (B1) e outra de 7º ano, nível 1 (A1), de uma escola da cidade de Vila Real. Ao longo da Relatório Dissertativo serão apresentados os métodos utilizados para a realização do estudo, assim como os resultados obtidos e a sua conclusão. Para que o projeto fosse viável foi elaborado um blogue, pensado no trabalho com os alunos das duas turmas envolvidas e em sintonia com as unidades didáticas trabalhadas com cada grupo. O objetivo principal foi motivá-los a visitar o blogue, a explorar o espaço e a aproveitar o material que lá foi colocado para apoio ao seu estudo. Num primeiro momento, foi apresentado o blogue, assim como a primeira atividade. Foram definidas estratégias e atividades para ir ao encontro deste projeto e foram programadas e incluídas nas respetivas planificações das atividades letivas no âmbito do Estágio. A visita ao blogue e a participação teriam de ser voluntárias e não obrigatórias, para uma melhor análise do objetivo final. Ao longo de todas as aulas era pedido aos alunos que dessem algum feedback e que confirmassem a sua participação no blogue. Num segundo momento, que coincidiu com a conclusão das atividades letivas compreendidas no período de estágio, foi aplicado um questionário para proceder ao levantamento do tipo de material informático que os alunos possuem, a utilidade que deram ao blogue e a respetiva avaliação. Também foram inquiridos professores de línguas estrangeiras com o objetivo de fazer um levantamento dos hábitos de uso das TIC na realização das suas aulas. Finalmente, foram analisados e tratados os dados obtidos e retirada a conclusão do estudo em questão.
This report details the work carried out in the scope of my investigative project entitled “The utilization of a blog as an educational resource used in teaching the Spanish language” The main objective of my study was to verify the effectiveness of using an alternate method (a blog), as a learning tool aiding in teaching a foreign language. The target audience were 2 classes from the city of Vila Real : a 9th grade , level 3 (B1) class and a 7th grade level 1 (A1) class. During this dissertation, the methods employed during this study, their obtained results and the resulting conclusion will be presented. To make this project viable, a blog was prepared, which took into consideration the student’s work in both classrooms and was tuned with didactical units which worked in each group. The main objective was to motivate them to visit the blog, explore it and take full advantage of the resources therein to aid in their study. First, a simple blog was submitted with an initial activity. Strategies and activities to meet this project’s needs were programmed and included in its respective planning. A visit and participation in the blog would need to be voluntary and not mandatory to permit a better analysis of the final result. During all the classes, students were requested to give feedback and to confirm their participation on the blog. Second, coinciding with the conclusion of the educational activities, a questionnaire was handed out to evaluate what kind of computer related material the students had, how useful they considered the blog and how they would rate it. Teachers were also questioned with the intent of discovering the extent of their use of computer and information technologies in the classroom. Lastly, the data was analyzed and processed and a conclusion was drawn in regards to said study.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/6364
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_miomarques.pdf2,33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.