Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/637
Título: A Educação Física em Portugal: Contributo da obra pedagógica de Manuel Sérgio no âmbito do ensino da Educação Física no Ensino Básico, Secundário e Superior
Autor: Gonçalves, Fernanda Sofia da Silva
Orientador: Pinto, Graça
Mota, Carlos
Data: 2010
Resumo: A motricidade humana pressupõe um “ (…) paradigma emergente, anti-dualista e holístico, expressão na passagem do físico ao motor, em que a Educação Física é a pré-ciência da Ciência da Motricidade Humana ou como ramo pedagógico desta ciência” (Sérgio, 1994). Manuel Sérgio Vieira e Cunha Professor Catedrático, sócio fundador da Sociedade Internacional de Motricidade Humana, da Sociedade Portuguesa de Motricidade Humana e autor de mais de duas dezenas de livros e de inúmeros artigos científicos e pedagógicos, dedicou grande parte da sua vida a questionar o enquadramento epistemológico da Educação Física e do Desporto. É no domínio da Filosofia do Desporto - pouco conhecido entre os portugueses - que o Professor Manuel Sérgio fez História. Considerado por muitos o criador da Ciência da Motricidade Humana, descreve o método da complexidade e questiona uma Educação Física centrada apenas no físico. Atendendo ao percurso e contributo da obra pedagógica de Manuel Sérgio na Educação Física em Portugal, o presente estudo pretendeu divulgar a sua obra e o seu contributo pedagógico bem como a sua trajectória como homem inserido numa sociedade e num tempo tendo por base metodológica o modelo isomórfico, de representação realista e simplificada. Além do enquadramento e articulação da obra, personagem e as circunstâncias históricas que o envolveram, numa totalidade coerente, recorremos a técnicas de observação indirecta nomeadamente a entrevista à personagem central da nossa investigação e a inquéritos por questionário junto de 50 docentes do grupo de Educação Física nos vários graus de ensino (básico, secundário e superior). Da análise dos dados relativos aos inquéritos aplicados, concluímos: que a maioria dos docentes que conhecem a obra pedagógica do professor Manuel Sérgio terminou a sua licenciatura antes de 1990 e todos eles consideram a sua obra de extrema importância.
The human movement requires one "(...) paradigm, anti-dualist and holistic, physical expression in the passage of the engine, in which Physical Education is the prescience of the Science of Human Kinetics or a branch of educational science" (Sergio , 1994). Manuel Sérgio Vieira e Cunha, Professor, founding partner of the International Society of Sports Sciences, of the Portuguese Society of Human Movement and author of more than two dozen books and numerous scientific papers and teaching, devoted much of his life to issues related with the Epistemological framework of Physical Education and Sport. It is in the field of Philosophy of Sport - a little known field among the Portuguese - that Professor Sérgio made History. Considered by many as the creator of the Science of Human Movement, he describes the complexity method and question a Physical Education focusing only on the physical. The human movement requires one "(...) paradigm, anti-dualist and holistic, physical expression in the passage of the engine, in which Physical Education is the prescience of the Science of Human Kinetics or a branch of educational science" (Sérgio, 1994). Given the course of the work and contribution of Manuel Sérgio teaching Physical Education in Portugal, this study intends to disclose his way as a man within a society and a time based on the methodological isomorphic model, realistic and simplified representation. In addition to the framing and articulation of work, character and historical circumstances that surrounded him in a coherent whole, we used observation techniques such as interviews with the central character of our research and questionnaire surveys of 50 teachers from the group of Physical Education in the different levels of education (elementary, secondary and university). From the analysis of data on surveys implemented, we conclude that the majority of teachers who know the pedagogic work of Professor Sérgio finished their degree before 1990 and all of them consider his work of major importance.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/637
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:OLD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MsC_fssgoncalves.pdf644,12 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.