Discussão nas aulas de Ciências Naturais: perceções dos alunos sobre a sua importância para a aprendizagem

Data
2016-08-19
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A discussão como estratégia de ensino e de aprendizagem engloba situações em que professores e alunos ou alunos entre si trocam informações, pensamentos, ideias e opiniões sobre um determinado tema. Esta estratégia ocorre com objetivos de aprendizagem específicos, podendo utilizar-se tanto em grupo cooperativo como em grande grupo. No final das atividades de discussão todos os elementos envolvidos chegam em conjunto a um consenso ou uma conclusão sobre o tema. O presente relatório resultou de um estudo realizado no âmbito do Estágio Pedagógico do Curso de Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O estudo realizou-se no ano letivo 2013/2014, na Escola S/3 S. Pedro em Vila Real. Envolveu a participação de 47 alunos de duas turmas do 9ºano de escolaridade e decorreu ao longo de 20 tempos letivos, na lecionação das unidades de ensino Sistema Digestivo e Sistema Cardiovascular. Os seus objetivos foram:  Investigar a evolução das perceções dos alunos sobre a importância da discussão em grupo cooperativo e em grande grupo para a sua aprendizagem e para o desenvolvimento de competências sociais;  Averiguar a preferência dos alunos relativamente às atividades de discussão em grande grupo ou em grupo cooperativo;  Refletir sobre a importância do uso da discussão nas aulas de Ciências Naturais. Os instrumentos utilizados para recolher tais dados foram dois questionários: Questionário A e Questionário B e uma Entrevista. O Questionário A e a Entrevista foram aplicados antes de se iniciar a implementação das atividades de discussão e após a sua implementação. O Questionário B foi aplicado quatro vezes durante a fase de implementação das atividades de discussão. Os dados obtidos permitem concluir que os alunos consideram que as atividades de discussão contribuem para a melhoria da sua aprendizagem e para o desenvolvimento de competências sociais; que gostaram de ter participado das discussões nos dois tipos grupos, manifestando, no entanto, preferência pelas discussões em grupo cooperativo e ainda, que as atividades de discussão são muito importantes nas aulas de Ciências Naturais por permitirem a troca de perspetivas e opiniões, tal como acontece na construção da ciência.
The discussion as a teaching and learning strategy includes situations in which teachers and students or only students exchange information, thoughts, ideas and opinions about a certain topic. This strategy occurs with specific learning objectives and can be used both in cooperative group and in large group. At the end of the discussion activities involved all elements come together to consensus or a conclusion about the topic. This report resulted from a study conducted within the Teacher Training Master's Degree in Teaching of Biology and Geology in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education. The study took place in 2013/2014 school year, at the School S / 3 S. Pedro in Vila Real. Involved the participation of 47 students from two classes of 9th grade education and occurred during 20 lessons in teaching the units Digestive System and Cardiovascular System. Their objectives were:  Investigate the evolution of students' perceptions of the importance of cooperative group discussion and large group for their learning and for the development of social skills;  Verify the preferences of students in relation to discussion activities in large group or cooperative group;  Reflect on the importance of using the discussion in the classes of Natural Sciences. The tools used to collect such data were two questionnaires: Questionnaire A and Questionnaire B and one Interview. The Questionnaire A and interview were applied before starting the implementation of discussion activities and after their implementation. Questionnaire B was applied four times during the implementation phase of discussion activities. The data obtained allow to conclude that students consider that the discussion activities contribute to the improvement of their learning and for the development of social skills; liked for having participated in both types of discussions groups, manifesting, however, preference for cooperative group discussions and also that the activities of discussion are very important in the classes of Natural Sciences because they allow the exchange of perspectives and opinions, as happens in the construction of science.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Palavras-chave
Ciências naturais , Ensino/aprendizagem
Citação