A influência da experiência profissional na prática pedagógica: uma reflexão sobre o ensino profissional e o ensino regular

Data
2015
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente relatório aborda a experiência da prática letiva desenvolvida nos últimos 14 anos, no Ensino Profissional e no Ensino Regular. Fazemos a caracterização do Curso Profissional e apresentamos uma disciplina da componente técnica, suas metodologias e estratégias desenvolvidas, atividades dinamizadas, bem como uma fundamentação teórica das mesmas. No Ensino Regular abordamos as Ciências no 3.º Ciclo do Ensino Básico. Apresentamos também as metodologias/estratégias selecionadas e aplicadas, bem como uma fundamentação teórica que suporta a seleção das mesmas e uma reflexão crítica que ponderou a sua aplicação. Neste relatório também fazemos referência à Educação Sexual, um processo que opera ao longo de toda a vida e intervêm diversos elementos, com diversos papéis e variadas mensagens. A articulação entre a escola e a família revela-se fundamental, para que a atuação de ambas seja complementada. Na escola, através das aprendizagens formais e do debate de questões mais ou menos polémicas com abordagem numa perspetiva de direitos humanos é fundamental. A Educação Sexual assume-se como parte integrante na missão educativa da escola. Fazemos a descrição do Projeto de Educação Sexual implementado na Escola Básica e Secundária José Silvestre Ribeiro de Idanha-a-Nova no ano letivo 2012/2013. Por fim fazemos menção à componente não letiva, evidenciando o global de ações de formação realizadas e a sua relevância para a prática docente, cargos atribuídos e desempenhados desde o início da atividade profissional até à última escola onde desempenhamos a nossa atividade. Também realçamos atividades delineadas e desenvolvidas e a sua valia para a comunidade escolar. Este relatório assume-se de extrema importância para nós, uma vez que possibilita o repensar de toda a prática docente, possibilitando o aperfeiçoamento na delineação e aplicação de estratégias no âmbito da perspetiva construtivista. Desta forma contribuirá para um incremento no sucesso do processo ensino-aprendizagem das Ciências.
This report addresses our experience of teaching practice developed in the last 14 years, in Vocational and Regular Education. We characterized the Professional Course and present a discipline of the technical component, methodologies and developed strategies, energized activities, as well as a theoretical basis of the same. In Regular Education approached the Sciences in the 3rd cycle of basic education. We also presented the methodologies / selected and implemented strategies as well as a theoretical foundation that supports the selection of the same and a critical reflection pondered their application. In this report we also refer to sexual education, a process that operates throughout life and where intervene several elements, with different roles and different messages. The link between school and family is crucial, so that the action of both is complemented. At school, through formal learning and discussion about controversial issues to approach a human rights perspective is critical. The Sex Education is assumed as part of the educational mission of the school. We made the description of the Sexual Education Project implemented in Primary and Secondary School José Silvestre Ribeiro of Idanha-a-Nova in the academic year 2012/2013 Finally, we made mention of non-teaching component, highlighting the global credited training activities and not credited carried out and its relevance for teaching practice, assigned roles and played from the beginning of the career until the last school where we played our activity. Also designed and developed activities and their value to the school community are highlighted. This report takes up extremely important to us, as it enables the rethinking of the whole teaching practice, enabling the improvement in shaping and implementing strategies within the constructivist perspective. Thus contribute to an increase in the success of the teaching-learning process of science.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Palavras-chave
Ensino das ciências , Experiência profissional , Ensino profissional , Estratégias , Educação sexual , Formação contínua
Citação