Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/6405
Title: A evolução da publicidade exterior: oportunidades e ameaças
Authors: Guedes, João Miguel Magalhães
Advisor: Cairrão, Álvaro
Fonseca, Daniela
Keywords: Publicidade
Segurança rodoviária
Poluição visual
Integração digital
Issue Date: 2013
Abstract: A publicidade é, hoje em dia, um elemento fundamental para qualquer empresa. Num mercado tão competitivo como o atual, existem alguns fatores que fazem a diferença e que tornam uma empresa líder de mercado em detrimento de outras. A publicidade também contribui para o sucesso da empresa nos mais diversos níveis. Num contexto em que as formas de comunicação tradicionais se encontram saturadas, o mercado exige que os profissionais da área sejam inovadores, para acompanhar as mutações no mercado publicitário. A publicidade é assim uma constante no quotidiano das pessoas sob todas as formas, e todos os suportes, tentando captar a atenção do público. Contudo, na publicidade exterior existem tendências que podem ser encaradas como oportunidades para o meio, embora existam também desafios e ameaças. Converter o pressuposto de que a publicidade exterior é um meio publicitário estático, que não entretêm e não interage com as pessoas é, sem dúvida hoje em dia, um desafio. Em publicidade existe a necessidade premente de inovar e reinventar, já que as expetativas e exigência das pessoas são cada vez mais elevadas. A publicidade exterior pode ser um meio de excelência, na medida em que aproveita o facto de as cidades funcionarem como “montras” para as marcas comunicarem os seus produtos e serviços, e pode potenciar o seu alcance através da integração do digital e das redes socias. No presente trabalho demonstramos que a publicidade exterior continua a ser um meio viável para a promoção de marcas, sendo capaz de integrar as inovações tecnológicas que têm vindo a ser desenvolvidas no mercado publicitário. No entanto, revela-se necessário combater a poluição visual provocada por este tipo de publicidade em locais onde a mesma se acumula. Neste trabalho exploramos, também, a possibilidade da publicidade exterior estar relacionada com algumas das causas de acidentes rodoviários.
Advertising is, nowadays, a key element for any company. In a market so competitive, there are certain factors that make a difference and make a market leader. Advertising contributes to the company's success in economic and reputation terms, and creates value for a brand. In a context where traditional forms of communication are quite saturated, the market requires that professionals be innovative, in order to track the changes in consumer advertising. Currently, people are in contact with advertising everywhere, and outdoors are already part of the cityscape. Advertising is just a constant, and all advertising media try to capture the public's attention. However, there are trends in outdoor advertising that can be seen as opportunities, although there are also challenges and threats. Convert the assumption that outdoor advertising is static and don’t entertain, neither interact with people is, undoubtedly, a challenge. In advertising there is a pressing need to innovate and reinvent, as the expectations and demands of the people are increasingly high. Outdoor advertising can be a means of excellence. It takes advantage of the fact that cities act as "windows" for brands to communicate their products and services, and may increase its reach by integrating digital and social networks. In the present study we demonstrate that the outdoor advertising remains a viable medium for brand promotion, being able to integrate technological innovations that have been developed in the advertising market. However, is necessary to combat the visual pollution caused by this type of advertising in places where it accumulates.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação
URI: http://hdl.handle.net/10348/6405
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

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