Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/6465
Title: Coerência entre o discurso e a prática dos professores na adoção das metodologias de ensino dos esportes coletivos utilizadas nas aulas de iniciação esportiva na Cidade de Fortaleza
Authors: Barbosa, Ralciney Márcio Carvalho
Advisor: Aranha, Ágata Cristina
Keywords: Desportos coletivos
Métodos de ensino
Formação contínua
Issue Date: 23-Sep-2016
Abstract: O objetivo desta pesquisa é verificar a coerência entre o discurso e a prática dos professores na adoção das metodologias de ensino dos esportes coletivos utilizadas nas aulas de iniciação esportiva na cidade de Fortaleza. O estudo caracteriza-se como descritivo, transversal com abordagem quantitativa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foi um questionário com questões abertas e fechadas e uma ficha de observação. A amostra foi composta por 22 professores que atuam no ensino dos esportes – iniciação esportiva no segmento educacional, sendo a maioria graduados (59,1%) e formados entre 5 meses a 370 meses, o que demonstrou a heterogeneidade da amostra. Dos profissionais investigados, 50% realizam sua formação continuada em cursos de pequena ou longa duração no intervalo entre 1 a 2 anos.Com relação à prevalência de utilização dos métodos de ensino, observou-se que 10 profissionais da amostra (45%) sempre utilizam o método global, enquanto 40,9% às vezes utilizam o método parcial e 50% da amostra sempre utiliza o método da demonstração em suas aulas. Em relação ao método da resolução de problemas, 36,4% quase sempre utilizam e 22,7% sempre utilizam, já o método misto é utilizado às vezes por 36,4% da amostra. Na sua formação acadêmica, 36,4% foram submetidos a uma metodologia baseada em aulas centradas no ensino das diversas possibilidades metodológicas de ensino dos esportes, enquanto 36,4% em aulas centradas somente no ensino da tática e dos sistemas de jogo. Dos 22 professores investigados, 13 se disseram inovador ou inovador com resquícios tradicionais, enquanto 8 se disseram tradicional com resquícios inovadores. No aspecto geral, não houve coerência entre o discurso do professor e sua prática profissional na maioria dos critérios analisados, principalmente no que diz respeito à organização da estrutura de suas aulas. A formação inicial (graduação), assim como a formação continuada (cursos, camping, clínicas, etc.), não alterou ou contribuiu para modificar a prática profissional dos professores.
The research´s goal is to verify the consistency between discourse and practice teachers in adopt the teaching methodologies used in team sports initiation classes in the city of Fortaleza. The study is characterized as descriptive, crosssectional and quantitative approach. The instruments used for data collection was a questionnaire with open and closed questions and an observation sheet. The sample consisted of 22 teachers who work in the sports teaching, sports initiation, in educational segment, most graduated (59.1%) and formed since 5 months to 370 months, which demonstrated the heterogeneity of the sample. Of the professionals investigated, 50% have their continuing education courses in short or long duration in the interval between 1 to 2 years. Regarding the prevalent use of the teaching methods, it was observed that the sample 10 (45%) always uses the global method, while 40.9% sometimes use partial method and 50% of the sample always uses the method of demonstration in their classes. In relation of the problem´s methods solving, 36.4% almost always uses and always uses and 22.7% always uses, however the mixed method is sometimes used by 36.4% of the sample. About the academic background, 36,4% had a methodology based lessons with various methodological possibilities of sports teaching, while 36.4% had lessons focused on teaching tactics and in systems of play. The 22 teachers surveyed, 13 said they were innovative or innovator with traditional traces, while 8 said they were traditional with innovative traces. In overall look, there was no consistency between the speech of teachers and their professional practice in most criteria examined, especially with regard to the organization of the structure of their lessons. The initial training (graduation), as well as continuing education (courses, camping, clinics...), did not affect or modify contributed to the professional practice of teachers.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Física e Desporto, Especialização em Desenvolvimento da Criança
URI: http://hdl.handle.net/10348/6465
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_rmcbarbosa.pdf4,89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.