Estruturação e organização de “software” para controle de carga externa de treinamento no futebol

Data
2016-09-23
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Projetos de investigação
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Resumo
O propósito deste trabalho foi estruturar uma ferramenta tecnológica que pudesse atender às necessidades dos profissionais que trabalham com futebol. A carga externa de treinamento deve ser quantificada para que os diversos estímulos das ações planejadas de treinamento possam ser controlados, com o objetivo de vitórias e o consequente sucesso das equipes. As informações geradas por um “software” e armazenadas em BD, nos direcionam ao entendimento das ações que serviram de estímulo e resultaram em tais e quais adaptações nos organismos dos atletas; assim podemos identificar estas ações de treinamento nos diversos períodos em uma clara relação de estímulo-efeito. Foram utilizadas revisões sistemáticas e literárias. O estudo teve como objetivo a identificação dos sistemas que envolvem a modalidade de futebol, os meios utilizados para treinamento e suas respectivas formas de quantificação e controle. Para a realização da estruturação desta proposta de “software” foi utilizada esta etapa de mestrado e, o desenvolvimento propriamente dito da ferramenta, deve ser consolidado em um trabalho de pesquisa para o grau de doutor. Para a construção desta proposta de “software”, foram sugeridas duas fases: planejamento e desenvolvimento. A prototipação apresenta-se como um recurso importante, e deve sim ser considerada no planejamento deste processo de criação da ferramenta tecnológica, para uma melhor observação das necessidades. Foram utilizadas descrições algorítmicas através de “pseudocódigos” que, independentemente da linguagem escolhida, atenderá as necessidades de criação da ferramenta proposta; este estudo sugere que o “software” e o BD relacionais devem ser criados em linguagem computacional “SQL”.
The purpose of this work was to structure a technological tool that could meet the needs of professionals who work with football. The training external load must be quantified, so that the several stimuli of the planned actions of training could be controlled, with the aim of victories and the subsequence successes of the team. The information generated by software and stored in a database, directed us to the understanding of actions used as a stimulus and resulted in specifics adaptations on athletes’ organisms; thereby, we can identify these training actions in several periods as a clear stimulus-effect relation. It were fulfilled a systematic review and a bibliographic review. The study had as objectives the identification of systems involving football modality, the means used to training and theirs respective ways of quantification and control. To the achievement of this software structuring proposal it was utilized this master degree phase and, the tool development itself, must be accomplished in a research for doctors degree. For building this software proposal, were suggested two phases: planning and development. The prototyping phase presents itself as an important resource, and must be considered, in the planning of this technological tool creation process for better necessities observations. Algorithmic descriptions were used throughout pseudocodes that, regardless of the technological language chosen, will meet the needs of tool creation proposed; this study suggests that the software and the relational database should be created in “SQL” system language.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências do Desporto, Especialização em Avaliação e Prescrição na Atividade Física
Palavras-chave
Futebol , Treino desportivo , Software
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