Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/6488
Título: O impacto da intervenção psicomotora na autoestima e perfil psicomotor de idosos institucionalizados
Autor: Pinto, Tânia Alexandra Teixeira
Orientador: Coelho, Eduarda Maria
Bodas, Ana Rita
Palavras-chave: Idosos
Autoestima
Intervenção psicomotora
Perfil psicomotor
Data: 2015
Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal verificar o impacto da Intervenção Psicomotora na autoestima e perfil psicomotor de Idosos institucionalizados. Para o esclarecimento deste objetivo foram realizados dois estudos experimentais um transversal e um longitudinal. Em ambos os estudos os Instrumentos utilizados foram o Exame Gerontopsicomotor para avaliar o perfil psicomotor, a Escala de autoestima de Rosenberg, o MiniMental State Examination para a função cognitiva, o índice de Barthel para a independência nas Atividades Básicas de Vida Diária. No segundo estudo, estes dois últimos instrumentos foram utilizados apenas para a caracterização da amostra. No primeiro estudo, do tipo transversal, tínhamos como objetivos foram comparar a autoestima, independência nas Atividades básicas da Vida Diária (ABVD), função cognitiva e perfil psicomotor em idosos com e sem Intervenção Psicomotora. Compreender as relações entre as variáveis em estudo. A amostra foi constituída por 21 idosos institucionalizados em Vila Real (18 do género feminino e 3 do género masculino) com idades compreendidas entre os 67 e os 91 anos (78,27±7,99). Da amostra, 10 idosos (47,6%) frequentaram sessões de Psicomotricidade, 3x/semana, durante 6 meses. Depois de analisados os resultados verificámos que os idosos do grupo experimental obtiveram resultados significativamente melhores no perfil psicomotor total, já na autoestima as diferenças não foram estatisticamente significativas. Analisando os domínios do perfil psicomotor, o grupo experimental obteve resultados significativamente melhores na mobilização articular dos membros superiores (p=0,002) e inferiores (p=0,029), motricidade fina dos membros superiores (p=0,02), praxias (p=0,013), conhecimento das partes do corpo (p=0,02) e memória verbal (p=0,043). Relativamente ao segundo objetivo deste estudo, verificar as relações entre as variáveis, verificámos que a função cognitiva se relaciona com as praxias (p=0,001), com a memória percetiva (p=0,00), com o domínio espacial (p=0,002), com a memória verbal (p=0,00), com a perceção (p=0,002),com o domínio temporal (p=0,00) e com a comunicação (p=0,04). Também, a independência se correlaciona com o equilíbrio estático1 (p=0,03), equilíbrio dinâmico1 e 2 (p=0,00). No segundo estudo, do tipo longitudinal, o grupo de controlo do estudo anterior frequentou um Programa de Intervenção Psicomotora durante 6 meses. Este estudo teve como objetivo verificar o impacto do Programa no perfil psicomotor e autoestima dos idosos. A amostra foi composta por 9 idosos institucionalizados na cidade de Vila Real com idades entre os 68 e os 91 anos (78,6±8,2), com um tempo de institucionalização médio de 14,3±14,94 meses. O grupo era constituído por 8 indivíduos do género feminino e 1 do género masculino. Após 6 meses de Intervenção Psicomotora verificámos melhorias significativas no perfil psicomotor total (p=0,017) e especificamente nos seguintes domínios: motricidade fina dos M.I. (p=0,018), vigilância (p=0,016), Domínio espacial (p=0,034), memória verbal (p=0,011), Perceção (p=0,026), Mobilização articular dos M.S (p=0,027) e dos M.I. (p=0,041). Também ao nível da autoestima observámos melhorias significativas (p=0,043). Em ambos os estudos realizados verificámos que a Intervenção Psicomotora teve um impacto positivo no perfil psicomotor total dos idosos. Concluímos assim que a Intervenção Psicomotora poderá ter um papel importante no Processo de Envelhecimento.
The present study aims to investigate the impact of a Psychomotor Therapy Intervention on Self-Esteem and Psychomotor Profile in Elderly institutionalized. To clarify this purpose we made two experimental studies, a transverse study and a longitudinal study. In both studies we used the same instruments, EGP to find the Psychomotor Profile, the Rosenberg Self-Esteem Scale, and the MiniMental State Examination to Cognitive Function, Barthel index for Independence in Basic Activities of Daily Living Function. In the second study the latter two instruments were used only to characterize the sample. In the first study, cross-sectional, two groups (one experimental group attended sessions Psychomotor and one control group) were assessed for Self-Esteem, Psychomotor Profile, Independence in Basic Activities of Daily Living and Cognitive Function were compared. This study's objectives were to compare the Self-Esteem, Independence in Basic Activities of Daily Living, Cognitive Function and Psychomotor profile in elderly patients with and without Psychomotor Intervention an understand the relationships between variables. The sample for this study was 21 elderly institutionalized in Vila Real (18 female and 3 males) aged between 67 and 91 years (78.27 ± 7.99). Of the 10 elderly (47.6%) attended the Psychomotor Intervention, 3 times/week during 6 months. After analysing the results we found that the elderly in the experimental group had significantly better results in Psychomotor Profile, and Self-Esteem differences were very close to be significant. Analysing the fields of Psychomotor Profile, experimental group achieved significantly better results in mobilization of the upper limbs (p = 0.002) and lower limbs (p = 0.029), fine motor skills of the upper limbs (p = 0.02), praxis (p = 0.013 ), knowledge of body parts (p = 0.02) and verbal memory (p = 0.043). Regarding the second objective of this study to examine relationships between variables, we found that the Cognitive Function relates to praxis (p = 0.001), with perceptive memory (p = 0.00), with the spatial domain (p = 0.002), as verbal memory (p = 0.00) with perception (p = 0.002) for the Time domain (p = 0.00) and communication (p = 0.04). Also, the Independence correlates with static1balance (p = 0.03), dynamic balance 1 and 2 (p = 0.00). In the second study, longitudinal, the control group of the previous study initiated a program of psychomotor intervention during 6 months. This study aimed to investigate the impact of the program on Psychomotor Profile and Self-esteem on elderly. This second study consisted of 9 elderly institutionalized in Vila Real, aged between 68 and 91 years (78.6 ± 8.2), with a median time of institutionalization of 14.3 ± 14.94 months. The group involved 8 females and 1 male. The group had low level of education (illiteracy 5 and primary education4). After 6 months of intervention we noticed significant improvements in Psychomotor Profile total (p=0.017) and specifically in the following areas: Fine motor skills of lower limbs (p = 0.018), surveillance (p = 0.016), Spatial Domain (p = 0.034), verbal memory (p = 0.011), Perception (p = 0.026), mobilization of Upper limbs (p = 0.027) and lower limbs (p = 0.041), we observed also significant improvements at the level of self-esteem (p = 0.043). In both studies we found that the psychomotor intervention had a positive impact on the psychomotor total Profile of the elderly and in the second study also was found that impact on Self-Esteem. We conclude that psychomotor intervention could have an important role in the aging process.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gerontologia: Atividade Física e Saúde no Idoso
URI: http://hdl.handle.net/10348/6488
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
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