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Título: O valor da marca e a sua relação com a preferência pela mesma em detrimento do produto: estudo de caso da Barbie
Autor: Mendes, Sandy Peixoto
Orientador: Cairrão, Álvaro Miguel da Costa Lima
Morais, Maria da Felicidade Araújo
Palavras-chave: Comportamento do consumidor
Embalagem
Produtos
Marca
Atitudes
Intenção de compra
Data: 28-Set-2016
Resumo: O propósito da presente investigação é analisar a preferência dos consumidores pela marca em detrimento do produto, bem como determinar a relação entre a preferência e as atitudes e intenção de compra em crianças (dos 6 aos 10 anos de idade) e consumidores em idade adulta. Após a estrita observação do processo de investigação científica, e recorrendo à estatística descritiva (frequência, médias e desvio padrão), ao método diferencial (cruzamento e correlações entre variáveis) à análise do qui-quadrado e teste T (identificação de diferenças entre grupos) e ao software de análise estatística SPSS versão 20 – Statistical Package For Social Science (tratamento da informação recolhida e análise estatística), obtiveram-se resultados que apontam que a preferência dos sujeitos do estudo recai na marca em detrimento do produto. Independentemente das distintas situações em estudo, a embalagem da marca Barbie foi indicada mais vezes como preferida. Confirmou-se ainda que existe uma relação parcial entre as atitudes e a preferência. Embora nem todas as atitudes se demonstrem significativas, as mais favoráveis debruçaram-se maioritariamente na embalagem da marca Barbie, também ela a preferida dos sujeitos do estudo. Verificou-se, de igual modo, a existência de uma relação entre a preferência e a intenção de compra dos sujeitos em estudo, sendo que a probabilidade de compra vai ao encontro da preferência demonstrada.
The purpose of this research is to analyse the preference of consumers for the brand over the product, as well as to determine the relation between preference and attitudes and purchase intention in children (6 to 10 years old) and consumers in adulthood. After the strict observation of the process of scientific research, and using descriptive statistics (frequency, mean and standard deviation), the differential method (intersection and correlations between variables) to the analysis of the chi-square and T-test (identifying differences between groups) and the statistical analysis software SPSS version 20 - Statistical Package for Social Science (treatment of collected information and statistical analysis), the results obtained indicated that the preference of the experimental subjects lies in the brand over the product. Regardless the distinct experimental treatments, the packaging of Barbie brand has been nominated more times as preferred. It was also confirmed that there is a partial relation between attitudes and preference. Although not all attitudes revealed meaningful, the most favourable focused mainly in the packaging of the Barbie brand, which is also the favourite of the experimental subjects. It was verified, likewise, the existence of a relation between preference and purchase intent of the subjects under study, and the purchase probability meets the preference shown.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação: Relações Públicas e Publicidade
URI: http://hdl.handle.net/10348/6512
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
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