Caraterização Sensorial E Fenólica De Vinhos Tintos Monovarietais Produzidos Com Castas Tintas Cultivadas Na Região Demarcada Do Douro

Data
2016-05-06
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
10.º Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
As castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Sousão, Pinot Noir e Cabernet Sauvignon são castas importantes cultivadas na Região Demarcada do Douro e características dos vinhos produzidos nessa região. Este trabalho pretende contribuir para uma melhor caracterização sensorial e fenólica dos vinhos monovarietais obtidos dessas cinco castas, recorrendo a descritores e técnicas analíticas apropriadas. Para tal, procedeu-se ao treino de um painel de provadores, com soluções padrão de aromas extraídos de produtos naturais e testes de ordenação dos sabores elementares. O perfil sensorial de cada vinho foi obtido através de uma análise descritiva quantitativa. Dos resultados obtidos na Análise de Clusters e Análise em Componentes Principais, foi possível observar a formação de grupos que distinguem os vinhos monovarietais entre si. Para a formação destes grupos contribuíram o descritor pimento verde, característico dos vinhos monovarietais da casta Cabernet Sauvignon e os descritores aroma floral e aroma frutado característicos dos vinhos monovarietais da casta Touriga Nacional. O vinho da casta Touriga Franca é caracterizado pela sua intensidade aromática enquanto, o vinho da casta Sousão se distingue por apresentar uma cor mais intensa.
Descrição
Palavras-chave
Região Demarcada do Douro, Touriga Nacional, Touriga Franca, Sousão, Pinot Noir. Cabernet Sauvignon, perfil sensorial.
Citação
In: 10.º Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo, Évora, CVRVA, 4 e 6 de maio de 2016. Actas 10.º Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo, vol. 1, 171-179.