A importância da prática reflexiva na função docente/professor estagiário

Data
2016-10-17
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A capacidade de autocrítica, de pensar nos aspetos positivos e negativos da prática, é uma forma de o professor evoluir na sua realização prática. Ao refletir sobre a sua prestação, ao ter necessidade de encontrar justificação, para as decisões tomadas, o professor vai rever os conhecimentos teóricos que possui e procurar novos conhecimentos, de forma a, reformular a sua prática ajustando-a à realidade específica em que leciona. Este processo vai permitir ao professor melhorar o seu desempenho, ou seja, vai permitir que ele se adapte à realidade em que está inserido e evolua enquanto professor, sem nunca perder de vista o principal objetivo desta ação – o sucesso escolar e superação dos nossos alunos.
A specific way for a teacher to evolve on his practical abilities is the self-assessment process, after reviewing the positive and negative aspects of his practical actions. When reflecting about his overall performance, and when trying to justify the choices he mode, the teacher will end up reviewing his already acquired theoretical knowledge and will also try to acquires new ones, pursuing to change his behavior by adjusting it to the specific reality of his teaching activities. This process will allow the teacher to improve his performance, by allowing him to adapt to his surrounding reality and to evolve as a teacher always with the students- and their success as students – as the main purpose of his action.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Supervisão pedagógica , Prática reflexiva
Citação