A liderança participativa aplicada às organizações públicas visando uma administração eficiente e produtiva

Data
2016-10-17
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A relevância deste estudo decorre da necessidade de se conhecer os vários fatores organizacionais que afetam os aspectos cognitivos dos trabalhadores. De acordo com a organização que foi objeto deste estudo, é necessário estabelecer e manter canais de comunicação e relacionamento confiáveis, aumentando os níveis de participação e compromisso dos trabalhadores sobre os resultados da empresa. É especialmente importante o uso de mecanismos de feedback para garantir que todos os participantes conhecem os resultados e podem contribuir com ideias para melhorar as condições e ambiente de trabalho. Portanto, no presente estudo, o uso de teorias de liderança e motivação dos teóricos da gestão também é discutido na tentativa de mostrar que o papel a que eles reduzem o ser humano tem a mesma base epistemológica da ciência tradicional e baseia-se na visão de que a natureza humana é socialmente determinada. Os principais objetivos deste estudo são: avaliar como a liderança participativa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, Campus Tucuruí - PA, contribuiu para uma gestão eficiente e produtiva; compreender a relação entre a motivação humana e a liderança dentro das organizações; estudar os tipos de liderança que existem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, estabelecendo o seu perfil e descrever o seu contributo para as relações inter-pessoais; traçar o perfil da instituição em questão, o IFPA, no que diz respeito à liderança, motivação e comportamento organizacional e determinar como estes influenciam os resultados da Instituição. Os resultados mostram que o salário auferido, a atuação da gestão, o tempo de serviço e a frequência de cursos de formação não influenciam a motivação.
The relevance of this study derives from the need to know the various organizational factors which affect employees’ cognitive aspects. According to the organization that was the subject of this study, it is necessary to establish and maintain reliable communication channels and relationships, enhancing employees’ levels of participation and commitment regarding the company's results. It is especially important to use feedback mechanisms to ensure that all participants know the results and can contribute with ideas to improve environmental conditions. Therefore, in the present study the use of leadership and motivation theories by management theorists is also discussed in an attempt to show that the role to which they reduce the human being is based on the same epistemological foundation of traditional science and on the view human nature is socially determined. The main objectives of this study are: assessing how participatory leadership at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará – IFPA, Campus Tucuruí – PA, has contributed to an efficient and productive administration; understanding the relationship between human motivation and leadership within organizations; studying the types of leadership that exist at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará – IFPA by establishing their profile and describing their contribution to inter - personal relationships; drawing the profile of the institution in question, the IFPA, as regards leadership, motivation, and organizational behavior and determining how these influence the Institution’s results. Results show that the wages, the management’s action, the years of service and the training courses attended do not interfere with motivation.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Gestão
Palavras-chave
Cultura organizacional , Liderança , Motivação , Gestão participativa
Citação