Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/6641
Title: E-learning na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Authors: Vaz, Carlos Manuel Rodrigues Soares
Advisor: Sousa, Joaquim João Moreira de
Correia, Emanuel Soares Peres
Keywords: Ensino à distância
Aprendizagem
Formação
Universidades
E-learning
B-learning
Issue Date: 18-Oct-2016
Abstract: Este trabalho de projeto tem por objeto de estudo a integração de uma plataforma em sistema de e-learning na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), por forma a possibilitar uma nova abordagem de ensino-aprendizagem e trazer, por consequência, mais vantagens e potencialidades para o ensino à distância. Pretende-se, assim, explorar as potencialidades do ensino à distância como um complemento ao ensino presencial, dirigido aos estudantes que, por diversas razões, não podem integrar o ensino regular, mas também àqueles que o integram. Para o desenvolvimento deste projeto recorreu-se a uma metodologia de base exploratória, descritiva e analítica, das necessidades e dos recursos que a Universidade dispõe para a implementação de uma plataforma para a prática do ensino à distância. Foi fundamental, numa primeira fase, identificar e compreender os obstáculos à sua execução, aferir o interesse de alunos e dos professores na sua utilização. Posteriormente, foram estudadas várias plataformas, das inúmeras existentes (comerciais e open source), no sentido de verificar qual aquela que melhor enquadrava nas necessidades da instituição. A análise realizada suportou o estudo de requisitos que se seguiu e a implementação da plataforma que melhor serviria à UTAD.
This project has as object of study the integration of a platform in e-learning system at the University of Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), to provide a new approach to teaching-learning and bring, therefore, more advantages and potential for distance learning. It is intended, therefore, to explore the potential of distance learning as a complement to education in person, directed to students who, for various reasons, cannot integrate the regular education, but also those who integrate. For the development of this project was a basic methodology exploratory, descriptive and analytical, of needs and resources that the University has to implement a platform for distance learning. It was essential, as a first step, identify and understand the obstacles to its implementation, measure the interest of students and teachers in their use. Later, studied multiple platforms, the numerous commercial and open source existing, in order to check the one that best fit the needs of the institution. The analysis undertaken supported the ensuing requirements study and implementation of the platform that best serve to UTAD.
Description: Dissertação de Mestrado em Comunicação e Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10348/6641
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_cmrsvaz.pdf4,11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.