Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/6652
Título: O teatro como prática comunicativa na aula ELE
Autor: Martins, Sara Cristina Oliveira
Orientador: Oliveira, Anabela Dinis Branco de
Giménez García, José Manuel
Palavras-chave: Língua espanhola
Ensino/aprendizagem
Teatro
Comunicação
Data: 2012
Resumo: Com o presente trabalho pretendo demonstrar que as atividades de interação social são fundamentais no momento de preparar e apresentar uma atividade para a aula ELE. Assim, penso que o teatro na sala de aula é um meio ideal, onde encontramos dois aspetos. Em primeiro lugar, o teatro é essencialmente interação; a língua não é só um instrumento funcional, mas também uma forma de comportamento social e através das atividades teatrais o aluno desenvolve as suas habilidades comunicativas, aproximando-se mais das situações comunicativas que se produzem fora da sala de aula. Em segundo lugar, podemos considerar as atividades teatrais como atividade, o que supõe recrear na sala de aula qualquer situação real que requer o uso da língua. Os jogos teatrais favorecem o desenvolvimento e a ativação de estratégias de comunicação; possibilita o trabalho em grupo mediante a cooperação e interação dos alunos favorecendo a aprendizagem e aquisição da língua meta experimentando, comunicando, cooperando, negociando, participando e analisando as situações que se propõem, as personagens que intervêm. Deste modo, o aluno sente-se mais motivado e mais ativo na aprendizagem e nas atividades da sala de aula. A oralidade na aprendizagem de uma língua é muito importante. Apesar dos esforços dos professores de ELE para melhorar a expressão oral dos alunos, as dificuldades continuam. Muitos dos nossos alunos não conseguem expressar-se corretamente em espanhol língua estrangeira. O principal objetivo deste trabalho é tentar mostrar as causas dessas dificuldades.
With this paper I pretend to show that social interaction activities and are fundamental when it comes to prepare and present an activity for a SFL (Spanish Foreign Language) class. So I think theater in the classroom is an ideal medium, where we find these two aspects. First, theater is mainly interaction; language isn’t just a functional instrument, but also a form of social behavior and through theatrical activities the students develop their communication skills, getting closer to communicative situations that occur outside the classroom. Second, we can consider the theatrical activities as activity, which presumes recreating in the classroom any real situation that requires the use of language. Theatrical games favor the development and activation of communication strategies; enable teamwork through cooperation and interaction of students favoring learning and acquisition of the target language experimenting, communicating, cooperating, negotiating, sharing and analyzing situations that are proposed, the characters involved. Thus, students feel more motivated and more active in learning and in classroom. Oral language in learning a language is very important. Despite the efforts of SFL teachers to improve students' oral expression, difficulties remain. Many of our students cannot express themselves properly in Spanish as a foreign language. Therefore, the main objective of this paper is to try showing the causes of these difficulties.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ensino de Português e Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/6652
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:TD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
msc_scomartins.pdf
  Restricted Access
896,32 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.