Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/6678
Title: O ensino da regressão linear no ensino secundário: uma proposta de intervenção
Authors: Pires, Maria de Fátima Pereira
Advisor: Aires, Ana Paula Florêncio
Ferreira, Maria de Fátima Monteiro
Keywords: Estatística
Ensino
Regressão linear
Ensino básico
Ensino secundário
Geogebra
SPSS
Prática de ensino supervisionada
Issue Date: 24-Oct-2016
Abstract: Possuir conhecimentos de Estatística que nos possibilitem sermos cidadãos críticos, reflexivos e participativos, quer a nível de decisões individuais quer coletivas, torna-se atualmente imprescindível. O papel da Estatística na vida da população tem-se tornado cada vez mais patente. Tal situação fez com que a Estatística fizesse, aos poucos, parte do currículo escolar dos alunos. É neste contexto que surge este trabalho que, no primeiro capítulo, pretende descrever a atividade desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada (Estágio) no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. Os segundo e terceiro capítulos apresentam uma breve descrição da história da estatística e uma revisão de alguns conceitos lecionados no ensino básico e secundário, permitindo aos leitores deste trabalho uma clarificação desses conceitos. Por forma a demonstrar a importância da utilização da informática na estatística, neste trabalho utilizam-se o programa estatístico SPSS (Statistical Package for Social Sciences), versão 19, e o programa de geometria dinâmica Geogebra como apoio informático. A escolha por este programa prende-se como o facto de por um lado ser de utilização gratuita e por outro lado ser um programa utilizado nas escolas e ao qual os manuais adotados fazem referência. No terceiro capítulo faz-se ainda uma análise crítica a alguns manuais do 10º ano de escolaridade, de forma a alertar para gralhas e incorreções, onde o estudo da regressão linear assume o papel principal. É nossa intenção com este trabalho contribuir para a melhoria do ensino da Estatística, nomeadamente, na parte que diz respeito ao ensino da regressão linear ao apresentarmos uma proposta de intervenção e por outro ao identificarmos e corrigirmos algumas incorreções, relativas ao tema de Estatística, presentes em alguns dos manuais adotados nas escolas.
Having the knowledge of statistics which will enable us to be critical, reflexive and active citizens, either on individual or collective decisions, became indispensable nowadays. The role of statistics in the life of population has become more and more important. In a short period, this situation made possible its inclusion in national curriculum. It is in this context that this paper work was done. The first chapter tries to describe all the activity developed in supervised training teaching in secondary levels (from the 7th to the 12th grade). The second and third chapters present a short description of the history of statistics and introduce a revision on some notions, taught in secondary levels, which allow the reader a clear view on them and will be the basis for the next chapter. In order to show how important is the use of information technology on statistics, it is used on this work paper, a specific programme – Statistical Package for Social Sciences (SPSS) – version 19, and the programme of dynamics geometry – Geogebra. The choice of this programme was due to the fact of its free use and on the other hand it is a programme used in schools and which is mentioned in school books. On the third chapter it is made a critical analysis to some 10th grade school books, in order to warn about spelling mistakes and some inaccuracies, where the study of linear regression is the most important subject. With this paper work it is our intention to contribute to improving the teaching of Statistics, namely, to what teaching linear regression might concern, as we present an intervention proposal and as we also identify and correct a few inaccuracies related to the subject of Statistics, found in some school books in use.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/6678
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_mfppires.pdf5,41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.