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Title: Educação Física vs Restantes Disciplinas Curriculares dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico: Auto-Percepção Actual de Alunos e Professores
Authors: Mendes, José Miguel Pais
Advisor: Aranha, Ágata
Keywords: Psicologia do Desporto
Educação Física
Disciplinas curriculares
Ensino Básico
Auto-perception
Éducation Physique
Disciplines scolaires
2éme et 3éme Degré de l´Enseignement
Issue Date: 2010
Abstract: Nos últimos anos tem-se assistido a um crescente interesse da comunidade académica sobre todos os aspectos que se relacionam com a auto-percepção de Discentes e Docentes sobre o grau de importância da Educação Física no contexto das restantes Disciplinas curriculares (Da COSTA,1996). A prová-lo está o amontoar de dissertações científicas que versam o tema. A auto-percepção apud. BEM (1972), como caso especial da teoria da atribuição, contribui para a mudança de atitude e revela “(…) a totalidade dos pensamentos e sensações de um indivíduo referenciando a si próprio” (ROSENBERG, 1979) podendo ainda explicar as acções deste mesmo indivíduo (SHAVELSON et al., 1976) possuindo, portanto, uma relevância óbvia para a vida em geral e em particular no presente estudo para as questões relacionadas com a prática física dos nossos jovens em meio escolar, apud. HARTER (1990) cit. in WHITEHEAD, 1995. Assim vem descrito na literatura, v. g. o gosto, a satisfação e as atitudes positivas dos Alunos relativamente à Educação Física (SHIGUNOV, 1991), a sua preferência por esta disciplina nos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico (LEAL, 1993), e, a dependência evidenciada pelos Professores no que diz respeito ao seu desempenho profissional estando mais motivado aquele Professor que tiver níveis de auto-percepção mais elevados (Da Costa, 1984), o grau de envolvência conseguido sobre os seus Alunos (BANDURA, 1992), etc. Enquadrados por este estado da arte, propusemo-nos ao seu estudo prático a partir de duas sub-amostras, respectivamente, de 88 Alunos (44 fem. e 44 masc.) e 92 Professores (57 fem. e 35 masc.), da EBIS Jean Piaget/ Viseu, dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, tendo sido definidos entre os demais os seguintes objectivos: a) contribuir para uma análise sobre Educação Física vs restantes Disciplinas curriculares; b) determinar níveis de significância e de independência relativamente ao grau de importância atribuído à Educação Física relativamente às restantes Disciplinas curriculares por Alunos e Professores nos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico; c) contribuir para uma melhoria do actual estado educativo na EBIS Jean Piaget/ Viseu. Foram atingidos os objectivos propostos, tendo-se verificado em toda-a-linha diferenças significativas (p<0.05) pelo que foram aceites todas as hipóteses alternativas formuladas (de H11 a H19), especialmente as H13, e H17: Existem diferenças significativas de opinião, atribuídas por Alunos e Professores, quanto ao sexo e grau de importância relativo a cada Disciplina curricular. H14, e H18: Existem diferenças significativas de opinião, atribuídas por Alunos e Professores, quanto à idade e grau de importância relativo a cada Disciplina curricular. H15, e H19: Existem diferenças significativas de opinião, atribuídas por Alunos e Professores, quanto à prática/ não-prática desportiva e grau de importância relativo a cada Disciplina curricular. Entre outro, o instrumentarium utilizado foi um Questionário, por nós elaborado, face à inexistência de Escalas específicas já validadas. O estudo conclui ser a auto-percepção significativamente entendida diferente no que diz respeito à Educação Física vs restantes Disciplinas curriculares (o que implicará uma futura mudança de atitude por parte da comunidade educativa da EBIS Jean Piaget/ Viseu), e que, o sexo, a idade e a prática desportiva são as variáveis mais fortemente implicadas em tal mudança face à sua elevada independência, apontando esta para uma direcção futura de mudança segura face à maximização dos resultados conseguidos. Confirmam-se entre outros SHIGUNOV (1991), LEAL (1993), e Da COSTA (1996), sendo ao longo do estudo apresentados os respectivos valores obtidos.
L’intérêt croissant ces dernières années pour la communauté académique a recherché, dans le croisement de l´auto-perception des Élèves avec l´auto-perception des Professeurs (Da COSTA, 1996), la majorité de l´importance de l´Éducation Physique vs d´autres Disciplines scolaires. Ça c´est vraie pour d´autant de Dissertations scientifiques sur ce sujet. L´auto-perception apud. BEM (1972), un cas spécial de la théorie de l´ attribution, a contribué pour l´échange d´attitude et signifie « (…) la totalité des pensées et sensations de l´individu s´adressant à lui-même » (ROSENBERG, 1979) pouvant expliquer leurs actions (SHAVELSON et al.,1976) ayant une relevance bien entendu pour la vie général et dans cet étude en particulier sur la pratique physique des écoliers, apud. HARTER (1990) cit. in WHITEHEAD, 1995. La littérature on dit,v. g. le désir, la satisfaction et les attitudes positives des Élèves sur l´Éducation Physique (SHIGUNOV, 1991), leur préférence pour ce discipline aux 2éme et 3éme Degré de l´Enseignement Basique (LEAL, 1993), et, la dépendance montrée pour les Professeurs sur leur efficace professionnelle étant plus motivé ce qui a de plus en plus d´auto-perception (Da COSTA, 1984), la participation des Élèves (BANDURA , 1992), etc. Selon ce état d´Art, on mit à leur étude pratique a partir de deux sou-échantillons, respectivement, l´une avec 88 Élèves (44 fem. et 44 masc.) et d´autre avec 92 Professeurs (57 fem. et 35 masc.), de la EBIS Jean Piaget/ Viseu, aux 2éme et 3éme Degré de l´Enseignement Basique, nous avons défini les objectifs suivant: a) contribuer pour l´analyse sur Éducation Physique vs d´autres Disciplines scolaires ; b) comparer nivaux de signification et d´indépendance sur l´importance attribuée, pour les Élèves et Professeurs, à l´Éducation Physique vs d´autres disciplines scolaires, aux 2éme et 3éme Degré de l´Enseignement Basique; c) contribuer pour l´amélioration de l´actualité éducatif dans la EBIS Jean Piaget/ Viseu. Nous avons atteint les objectifs proposés et ayant constaté en plein des différences significatives (p<0.05), ce qui nous a conduit à accepter toutes les hypothèses alternatives formulées (de H11 à H19), spécialement les H13, e H17: Il existe des différences significatives d´opinion, chez les Élèves et chez les Professeurs, selon le sexe et l´importance de chaque Discipline scolaire. H14, e H18: Il existe des différences significatives d´opinion, chez les Élèves et chez les Professeurs, selon l´âge et l´importance de chaque Discipline scolaire. H15, e H19: Il existe des différences significatives d´opinion, chez les Élèves et chez les Professeurs, selon la pratique/ non-pratique et l´importance de chaque Discipline scolaire. Nous avons pour l´instrumentarium, entre autres instruments utilisés, le Questionnaire tout construit pour nous-mêmes, n´ayant q´un tout seule spécifique déjà validée. L’étude a conclu, étant l´auto-perception significativement entendue différent entre Éducation Physique vs d´autres Disciplines scolaires (ça conseil le changement d´attitude pour la communauté éducatif de la EBIS Jean Piaget/ Viseu), et que, chez ces Élèves et ces Professeurs, les variables sexe, âge et pratique sportif sont les plus impliquées pour ce changement en atteint leur indépendance élevée, en ayant une direction future de changement en sécurité selon les résultats obtenues optimales. En confirmant ainsi SHIGUNOV (1991), LEAL (1993), et Da Costa (1996), étant à la fin de l’étude présentée les respectifs résultats.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/671
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:OLD - Dissertações de Mestrado

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