Desenvolvimento de uma estratégia em Educação Ambiental num território multimunicipal: seleção e implantação de um equipamento de Educação Ambiental para a sustentabilidade

Data
2016-11-02
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Resumo
Tanto a nível nacional, como mundial, é cada vez mais pertinente o debate sobre ambiente e educação. A necessidade de educar e sensibilizar as populações para uma mudança de atitude, através das boas práticas ambientais, da preservação e da conservação do meio tornou-se prioritária. Para a promoção, eficiência e eficácia da educação ambiental, os equipamentos para a educação ambiental são o recurso com maior impacto. Este recurso tem um papel ativo na educação para a sustentabilidade, sendo uma referência para toda a população. O objetivo principal da presente dissertação é desenvolver uma estratégia em Educação Ambiental para a seleção e implantação de um Equipamento de Educação Ambiental para a Sustentabilidade num Território Multimunicipal. Para atingir este objetivo, realizou-se um diagnóstico ambiental e socioeconómico do Território em análise, de forma a conhecer as suas potencialidades, os atuais desafios e oportunidades. Simultaneamente, efetuou-se o levantamento dos equipamentos para a educação ambiental adotados na Península Ibérica. Da conjugação dos resultados obtidos nestas etapas resultou uma estratégia em educação ambiental com a elaboração de uma proposta para a seleção e implantação de um Equipamento de Educação Ambiental para a Sustentabilidade no Território sob apreço. Para recolha, análise e criação de informação foi necessário recorrer aos sistemas de informação geográfica. Na Península Ibérica existe um vasto leque de experiências: em Portugal encontram-se 185 equipamentos registados no Sistema Nacional de Informação de Ambiente – embora no Território em análise apenas tenha sido identificado um equipamento registado – Centro de Interpretação e Informação de Montemuro e Paiva – e em Espanha estão contemplados mais de 700. O Território sob apreço localiza-se nas regiões Norte e Centro de Portugal Continental e conseguintes sub-regiões Douro e Dão-Lafões (NUT III), sendo constituído pelos concelhos de Aguiar da Beira, Castro Daire, Moimenta da Beira, Sátão, Sernancelhe, Tarouca e Vila Nova de Paiva. Carateriza-se por ser uma zona rural, com forte aposta na agricultura e na produção da maçã. Os pomares de frutos frescos detêm elevada relevância na área territorial (5,87%), e a cultura de pomares de macieiras corresponde à área com maior expressão. Realça-se nesta cultura a produção de produtos tradicionais certificados. Desta constatação e do facto de não existir nenhum equipamento com estas caraterísticas na Península Ibérica, surge a opção de implantar no Território a “Quinta Pedagógica da Maçã”, um EqEA inovador, com múltiplas valências, permitindo uma mudança de paradigma na situação atual em que a área territorial vive. A “Quinta Pedagógica da Maçã” poderá localizar-se em qualquer um dos sete municípios. Contudo, sugere-se que seja implantada nos concelhos de Tarouca ou de Moimenta da Beira, uma vez que são os que detêm a maior área com pomares de frutos frescos, fáceis acessos, uma forte rede de abastecimento de recursos hídricos e, em caso de necessidade de introdução de pomares de macieiras, os que possuem várias áreas onde se poderá fazê-lo. Num pensamento holístico, este equipamento acrescenta valor aos recursos endógenos do Território e terá uma maior projeção, atratividade e competitividade se o empenho ativo dos municípios for coeso, cooperativo, participativo e inovador.
Nationally and worldwide is more important the discussion about environment and education. The necessity of educating and call for the attention of the populations for a change in their attitude through good environmental practice of the preservation and conservation of the environment has become priority. For promotion and efficiency of environmental education, the equipment for the environmental education are the solution with more impact. The goal of this dissertation is develop a strategy in Environmental Education for the selection and implantation of an equipment of environmental education for the sustainability in a multimunicipal territory. For this, it was done an environmental and socio economic diagnose of the studied territory, in order to know the potentialities, challenges and opportunities. Simultaneously, it has been gathered the equipment for environmental education adopted in the Iberian Peninsula. The results acquired from this stage of investigation came to a strategy in environmental education with an elaboration of a proposal for the selection and implantation of an Equipment of Environmental Education for the Sustainability of the Territory under appreciation. To gather, analyse and create information it was necessary to appeal to the system of geographic information. In the Iberian Peninsula there is a wide range of experiences: in Portugal there are 185 pieces of equipment registered in the National System of Environmental Information – although in the analysed Territory only one has been identified equipment registered – Center of Interpretation and Information of Montemuro and Paiva – and in Spain there are more than 700 contemplated. The analysed territorry is located in the North and Center of Portugal e consequent sub-regions Douro and Dão-Lafões (NUT III), being part of this the Council of Aguiar da Beira, Castro Daire, Moimenta da Beira, Sátão, Sernancelhe, Tarouca and Vila Nova de Paiva. It is featured for being a countryside area, with a strong bet in the agriculture and apple´s production. The fresh fruit orchards have high importance in the territorial area (5,87%) and the culture of apple trees matches the area with more expression. It is to praise in this culture the production of traditional certified products. From this and from the fact that there´s no equipment with this features in Iberian Peninsula, the option of implement in the territory an “Apple Pedagogical Farm”, an innovative Equipment for Environmental Education, with multiple features, allowing a change in the paradigm in the actual situation that the territorial area lives. The “Apple Pedagogical Farm” could be located in any of the seven councils though it is suggested to be implanted in the councils of Tarouca or Moimenta da Beira once these are the ones having the biggest area with fresh fruit orchids, easy access, strong net of water supply and the ones that have a lot of areas with the space to do it. In a holistic thinking, this equipment adds values to the endogenous resources of the Territory and will have bigger projection, attraction and competitiveness if the council participation is cooperative, participative and innovative.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Engenharia do Ambiente
Palavras-chave
Educação ambiental , Equipamentos , Sustentabilidade , Maça , Território multimunicipal , Quinta pedagógica
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