Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/6737
Título: As representações matemáticas no ensino da "Geometria" da 3.ª e 4.ª classes do Ensino Primário Elementar de 1938 a 1941: um estudo descritivo de dois livros
Autor: Catarino, Paula
Nascimento, Maria Manuel
Campos, Helena
Palavras-chave: Ensino Primário Elementar
Geometria
Representações Matemáticas
Representações externas
Data: 2015
Editora: Manuel Vara Pires; Rosa Tomás Ferreira; António Domingos; Cristina Martins; Helena Martinho; Isabel Vale; Nélia Amado; Susana Carreira; Teresa Pimentel; Leonor Santos (Ed.)
Citação: Nascimento, M.; Catarino, P.; Campos, H., As representações matemáticas no ensino da "Geometria" da 3.ª e 4.ª classes do Ensino Primário Elementar de 1938 a 1941: um estudo descritivo de dois livros. In Manuel Vara Pires; Rosa Tomás Ferreira; António Domingos; Cristina Martins; Helena Martinho; Isabel Vale; Nélia Amado; Susana Carreira; Teresa Pimentel; Leonor Santos (Ed.), EIEM 2015 - Encontro em Investigação em Educação Matemática 2015 - Representações Matemáticas, pp. 293-310, 2015, Bragança: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, 24 a 25 de outubro
Resumo: Este artigo apresenta um estudo descritivo de dois livros de Geometria, usados em Portugal, aprovados e oficialmente autorizados, um para o ano letivo 1938-1939 e outro para o ano letivo seguinte de 1940-1941, em “harmonia com os programas” de Geometria da época. O objetivo deste estudo é o de analisar e registar o tipo de representações matemáticas aí existentes, primeiro em cada um deles e depois analisandoos comparativamente. Nestes livros constam os conteúdos de geometria ensinados à época aos alunos da 3.ª e 4.ª classes do Ensino Primário Elementar e constata-se o uso sistemático, ao longo dos dois textos, de todas as representações matemáticas externas: linguagem escrita, as representações simbólicas, as icónicas e as ativas. Os dois livros são muito semelhantes, tanto na sua descrição geral, detalhada, organização e grafismo. De igual modo os conteúdos e as representações matemáticas externas analisadas se revelam similares. Nas partes dos dois livros dedicadas à 3.ª classe predominam a linguagem escrita e a representação pictórica, enquanto nas partes dedicadas à 4.ª classe, para além desses dois tipos de representação matemática externas, também se encontraram exemplos de representação simbólica.
Revisão por Pares: yes
URI: http://hdl.handle.net/10348/6737
ISSN: 2182-0023
Tipo de Documento: Objecto de Conferência
Aparece nas colecções:DMAT - Artigo de Conferência em Revista Científica não Indexada

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EIEM _ 2015_26_GD3_C2 Nascimento et al (1).pdf
  Restricted Access
1,54 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.