As representações matemáticas no ensino da "Geometria" da 3.ª e 4.ª classes do Ensino Primário Elementar de 1938 a 1941: um estudo descritivo de dois livros

Data
2015
Autores
Catarino, Paula
Nascimento, Maria Manuel
Campos, Helena
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Manuel Vara Pires; Rosa Tomás Ferreira; António Domingos; Cristina Martins; Helena Martinho; Isabel Vale; Nélia Amado; Susana Carreira; Teresa Pimentel; Leonor Santos (Ed.)
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Este artigo apresenta um estudo descritivo de dois livros de Geometria, usados em Portugal, aprovados e oficialmente autorizados, um para o ano letivo 1938-1939 e outro para o ano letivo seguinte de 1940-1941, em “harmonia com os programas” de Geometria da época. O objetivo deste estudo é o de analisar e registar o tipo de representações matemáticas aí existentes, primeiro em cada um deles e depois analisandoos comparativamente. Nestes livros constam os conteúdos de geometria ensinados à época aos alunos da 3.ª e 4.ª classes do Ensino Primário Elementar e constata-se o uso sistemático, ao longo dos dois textos, de todas as representações matemáticas externas: linguagem escrita, as representações simbólicas, as icónicas e as ativas. Os dois livros são muito semelhantes, tanto na sua descrição geral, detalhada, organização e grafismo. De igual modo os conteúdos e as representações matemáticas externas analisadas se revelam similares. Nas partes dos dois livros dedicadas à 3.ª classe predominam a linguagem escrita e a representação pictórica, enquanto nas partes dedicadas à 4.ª classe, para além desses dois tipos de representação matemática externas, também se encontraram exemplos de representação simbólica.
Descrição
Palavras-chave
Ensino Primário Elementar , Geometria , Representações Matemáticas , Representações externas
Citação
Nascimento, M.; Catarino, P.; Campos, H., As representações matemáticas no ensino da "Geometria" da 3.ª e 4.ª classes do Ensino Primário Elementar de 1938 a 1941: um estudo descritivo de dois livros. In Manuel Vara Pires; Rosa Tomás Ferreira; António Domingos; Cristina Martins; Helena Martinho; Isabel Vale; Nélia Amado; Susana Carreira; Teresa Pimentel; Leonor Santos (Ed.), EIEM 2015 - Encontro em Investigação em Educação Matemática 2015 - Representações Matemáticas, pp. 293-310, 2015, Bragança: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, 24 a 25 de outubro