Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/6743
Title: Modelação e Simulação do Enchimento de Recipientes usando o Modellus
Other Titles: MODELING AND SIMULATION OF FILLING CONTAINERS USING MODELLUS
Authors: Soares, Armando A.
Catarino, Paula
Keywords: Modelação matemática
Simulação
Modellus
Ensino de matemática e de física
Visualização computacional
Issue Date: 2015
Citation: RenCiMa - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 6(3), (2015) 38 – 53
Abstract: A modelação do enchimento de recipientes com diferentes formatos é um problema bastante interessante do ponto de vista da física e da matemática, que pode ser explorado tanto em espaços de educação formal como não-formal. A interpretação dos gráficos resultantes da análise dos enchimentos e que representam a evolução da altura da superfície livre de um líquido em função do tempo, apresenta-se como um desafio nem sempre fácil para a maioria dos alunos que ingressam na universidade. Neste artigo, mostramos como o software Modellus 4.01 pode ajudar a ultrapassar este desafio e desempenhar um papel motivador na abordagem deste tipo de problemas. A modelação do enchimento de recipientes com várias formas permite testar alguns conhecimentos matemáticos dos alunos ao mesmo tempo que clarifica os aspetos da física envolvida através da visualização em ambiente computacional do comportamento das variáveis dependentes do tempo.
Peer Reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10348/6743
ISSN: 2179-426X
metadata.dc.relation.publisherversion: file:///C:/Users/Paula%20Catarino/Downloads/987-3654-1-PB%20(1).pdf
Document Type: Article
Appears in Collections:DMAT - Artigo submetido em Revista Científica não Indexada

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Modellus_2015.pdf402,56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.