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Title: Influência das aulas de Educação Física no desenvolvimento da capacidade motora resistência nos alunos
Authors: Ribeiro, Alberto André Pinheiro
Advisor: Aranha, Ágata Cristina Marques
Ferreira, Rui Manuel Fernandes
Keywords: Educação física
Aptidão física
Escola
Resistência
Fitnessgram
Issue Date: 8-Nov-2016
Abstract: O objetivo do presente estudo foi analisar a influência das aulas de Educação Física no desenvolvimento da capacidade motora e da resistência nos alunos. Para tal, decidi utilizar um programa atual e rigoroso como a bateria de Fitnessgram, focando especificamente o procedimento de aptidão aeróbia. Este estudo teve como população alvo os alunos do 8º B do Agrupamento de Escolas de Dr. José Leite de Vasconcelos – cidade de Tarouca. A amostra foi constituída por 19 elementos dos quais 7 alunos do sexo feminino e 12 alunos do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos no ano letivo 2012/2013. Os resultados do teste da aptidão aeróbia (corrida da milha) entre o pré-teste e o pós-teste foram negativos, como se pode comprovar, visto que todos alunos pioraram de um teste para o outro, contudo existem vários fatores, como por exemplo a motivação ou a quantidade dos estímulos semanais que não se pode controlar e que podem interferir na performance dos alunos. Concluiu-se que o estudo apontou para que as aulas de Educação Física não influenciam a resistência dos alunos, visto que no teste da aptidão aeróbia, nenhum dos alunos melhorou os seus resultados.
The aim of this study was to investigate the influence of physical education classes in the development of motor skills in students strength. To this end, I decided to use a current and accurate as the Fitnessgram battery, - focusing specifically on the procedure of aerobic fitness.This study aimed to target population students of 8th B Group of Schools Dr. José Leite de Vasconcelos - City Tarouca. The sample consisted of 19 members including 7 female students and 12 male students aged between 12 and 15 years in the academic year 2012/2013. The test results of aerobic fitness (mile run) between the pre-test and post-test were negative , as can be seen , since all students worsened from one test to another, there are however several factors , such as motivation or the number of weekly stimuli that can not be controlled and that can interfere with the performance of students . It was concluded that the study pointed to the Physical Education classes do not influence the resistance in students, whereas in aerobic fitness test, none of the students improved their results.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/6754
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

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