Estudo sociométrico em alunos do ensino básico e secundário da escola secundária Camilo Castelo Branco

Data
2016-11-10
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Resumo
O presente documento que se intitula de Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Seminário Interdisciplinar 1 e 2, do 1º e 2º Semestres do segundo ano do 2º ciclo de estudos, correspondendo ao grau de Mestre no Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Para uma melhor leitura, este trabalho encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte será apresentada uma narração sumária ao estágio onde são referidas todas as vivências ocorridas durante o tempo de estágio ocorrido na Escola Secundária Camilo Castelo Branco. Todas as dúvidas que encontrei sobretudo no início do estágio e as maiores dificuldades são comentadas e também é explicado como as ultrapassei, nomeadamente com a ajuda da professora orientadora e com muita pesquisa realizada em casa antes das aulas. Na segunda parte, estará exposto o artigo científico que tem como título Estudo Sociométrico em alunos do Ensino Básico e Secundário da Escola Secundária Camilo Castelo Branco e que a amostra tem um total de 42 alunos, sendo 19 do Ensino Básico e 23 do Ensino Secundário. Foi utilizado como instrumento um questionário sociométrico. As principais conclusões foram ao encontro dos principais objetivos que são analisar as relações interpessoais existentes nas turmas, verificar se existem comparações possíveis entre o Ensino Básico e o Ensino Secundário e finalmente conseguir criar grupos heterogéneos nas aulas de Educação Física de forma a incluir na turma os alunos menos escolhidos pelos restantes. Com este Relatório de Estágio pretendo salientar todas as decisões tomadas durante o estágio e também toda a aprendizagem que senti devido à experiência que a parte prática e a vivência em terreno nos dá. “Na formação o movimento é essencialmente de fora para dentro, cabendo ao professor assimilar os conhecimentos e a informação que lhe são transmitidos, enquanto no desenvolvimento profissional temos um movimento de dentro para fora, cabendo ao professor as decisões fundamentais relativamente às questões que quer considerar, aos projetos que quer empreender e ao modo como os quer executar.” *(Ponte, s.d.) * Ponte, J. (s.d.). Da formação ao desenvolvimento profissional. Lisboa: Universidade de Lisboa.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Professores , Estágios pedagógicos , Sociometria
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