Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/6795
Title: A voz como vetor de comunicação na educação
Authors: Luz, Filipe Manuel Reis da
Advisor: Silva, Levi Leonido Fernandes da
Keywords: Educação
Professores
Comunicação
Linguagem
Voz
Teatro
Atores
Issue Date: 2015
Abstract: A Voz como Vetor de Comunicação na Educação Ao professor, indivíduo apto para promover alterações na vida da sociedade, é atribuído um papel preponderante na construção e no desenvolvimento do conhecimento. É um agente detentor da capacidade de impulsionar a autonomia de pensamento e de estimular os atos críticos e reflexivos dos alunos. No sistema comunicacional que se estabelece entre estes dois sujeitos, e privilegiando o processo de ensino-aprendizagem, a voz assume um papel relevante, sabendo que é o instrumento primordial de comunicação. Porém, problemas de ordem educacional, ambiental e organizacional erguem uma série de barreiras que são nocivas para a saúde física e vocal dos docentes, interferindo fortemente no seu desempenho profissional e nas aprendizagens dos estudantes. Um aparelho vocal com perturbações pode interferir e dificultar a explanação e interpretação da “mensagem”. Com o desenvolvimento do tema central deste relatório com feição dissertativa, “A Voz como Vetor de Comunicação na Educação”, pretendemos refletir, através da análise de bibliografia, sobre os princípios que estão na base dos problemas vocais dos professores; quais as suas repercussões e que medidas adotar. Assim, numa primeira fase deste relatório abordaremos os elementos que estão na ordem da comunicação, expressão, linguagem e voz. Seguidamente, debruçar-nos-emos sobre a voz e o professor: riscos vocais e formas de prevenção. No segundo capítulo, dedicamos especial atenção aos documentos legislativos que discorrem sobre o tema em estudo, criando deste modo uma ponte de ligação entre o enquadramento teórico e a prática de ensino supervisionada. No terceiro e último capítulo, apresentamos uma série de documentos inerentes à caracterização e contextualização do Estágio I e II, desenvolvido na instituição Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, assim como as planificações e reflexões das aulas ministradas, que focam o tema da voz. Finalmente, surgirá as reflexões finais sobre o tema em estudo.
Voice as a Communication Vector in Education A leading role in the construction and development of knowledge is assigned to the teacher as an individual able to make changes in society as well as an agent with the ability to boost students' autonomy of thought and to stimulate their critical and reflective actions. In the communication system established between these two identities, and favouring the teaching and learning process, voice takes an important role as it is the primary means of communication. However, educational, environmental and organisational problems raise a number of impending barriers to teachers’ physical and vocal health, interfering extensively in their professional performance and in the students’ learning process. A vocal apparatus with handicaps can interfere and hinder the explanation and interpretation of the "message". With the writing of this dissertational report entitled "Voice as a Communication Vector in Education", and after going through the literature analysis on the topic, we intend to reflect upon the principles that underlie teachers’ vocal problems, their repercussions and what steps to take to soften/prevent them. Therefore, in a first phase of this report we address the items which are part of communication, speech, language and voice. Then, we focus on voice and the teacher: vocal risks and preventive action. In the second chapter, we pay special attention to governmental documents that consider the topic under study, thus creating a bridge between the theoretical framework and supervised teaching practice. In the third and final chapter of this report, we present a series of documents related to the characterisation and contextualisation of Students’ Practice I and II, experienced at Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng. º Luiz Peter Clode, as well as lesson plans and reflections upon the lessons with a focus on voice. Ultimately, we state our final reflections upon the subject under study.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Teatro
URI: http://hdl.handle.net/10348/6795
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_fmrluz.pdf
  Restricted Access
2,19 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.