Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/6818
Title: A influência das aulas de Educação Física na aptidão física dos alunos
Authors: Conceição, José Carlos Gonçalves Carneiro Trindade
Advisor: Aranha, Ágata Cristina Marques
Seco, Pedro Miguel Gonçalves Santos
Keywords: Educação física
Ensino básico
Ensino secundário
Issue Date: 14-Nov-2016
Abstract: Na sociedade actual, as crianças e os adolescentes são cada vez mais “vítimas” do excesso de peso e da obesidade. A educação física apresenta-se como uma área do ensino que, entre outros objetivos, procura combater o excesso de peso, cada vez mais generalizado, através da melhoria da aptidão física dos alunos e da criação de hábitos desportivos. No seguimento desta ideia, o presente estudo visa perceber se de facto as aulas de educação física têm uma influência efetiva na aptidão física dos alunos ou se isto é apenas um mito. Selecionámos 65 alunos, dispersos por 3 turmas diferentes e aplicámos a bateria de testes do Fitnessgram - tivemos apenas em consideração o teste relativo à aptidão aeróbia - no início do 1º período (pré-teste) e em meados do 2º período (pós-teste). Após tratamento e análise dos dados foi possível concluirmos que as aulas de educação física têm uma influência positiva na aptidão física dos alunos - 71,2% dos alunos deste estudo melhoraram a sua aptidão física. Outro factor por nós abordado foi a influência da frequência semanal das aulas nessa mesma alteração da aptidão física dos alunos. Verificámos que, contrariamente ao que seria expectável, a percentagem de alunos que melhoraram com frequência semanal de 1 vez (75%) não foi inferior; pelo contrário, foi superior à percentagem dos que têm uma frequência semanal de 2 vezes (70%). No entanto, para surpresa nossa, a parte mais interessante deste estudo estaria nos alunos que pioraram do pré para o pós-teste. Observámos que, de todos os alunos que pioraram, 64,71% eram atletas federados. Pelo facto do nosso estudo não nos fornecer dados concretos que nos permitam justificar estes números, sentimos a necessidade de terminar este artigo propondo alguns estudos futuros que nos permitam esclarecer de forma mais clara alguns resultados obtidos.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/6818
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_jcgctconceição.pdf1,41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.