Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/6829
Title: Articulação da matemática com as outras áreas no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
Authors: Cordeiro, Catarina Isabel de Moura
Advisor: Aires, Ana Paula Florêncio
Keywords: Matemática
Interdisciplinaridade
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Articulação curricular
Issue Date: 16-Nov-2016
Abstract: O presente documento centra-se no ensino da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, direcionando-se para a importância de desenvolver aprendizagens matemáticas a partir da articulação entre as diversas áreas presentes nestes níveis de Ensino. Este estudo tem como objetivo principal evidenciar a importância da articulação de conteúdos, também designada por interdisciplinaridade, como uma prática pedagógica essencial no processo de ensino e aprendizagem. Surgiu a partir da intervenção educativa desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. É importante mencionar que, para a concretização deste trabalho, se procedeu a um enquadramento que contextualiza o Currículo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como a pressupostos teóricos que sustentam a metodologia desenvolvida na prática pedagógica. Posteriormente, foi explanada a caracterização dos contextos em que se inseriam os estágios realizados e a apresentação e descrição de situações que tiveram por base a articulação da Matemática com outras áreas, ocorridas ao longo da intervenção no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
This paper focuses on the teaching of mathematics in Preschool Education and the 1st Cycle of Basic Education, being directed to the importance of developing mathematical learnings from the relationship between the various areas. The main goal of this study is to demonstrate the importance of the articulation of contents, also named as interdisciplinarity, as an essential pedagogical practice in the process of teaching and learning. It resulted from the educational intervention developed during the Supervised Pedagogical Practice in Preschool Education and the 1st Cycle of Basic Education. It is important to mention that, to concretize this paper, it was made a framework that contextualizes the Curriculum in Preschool Education and the 1st cycle of basic education, as well as theoretical assumptions underlying the methodology developed in pedagogical practice. Subsequently, it was developed the characterization of the contexts where the internships realized were inserted and the exposure of situations that were based on the articulation of mathematics with other areas, occurred during the intervention in Preschool Education and the 1st Cycle of Basic Education.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10348/6829
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_cimcordeiro.pdf2,57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.