Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/6838
Title: A importância da literatura na formação de crianças no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Authors: Sampaio, Alexandra Maria Terra
Advisor: Amarante, Maria Natália de Sousa Pinheiro
Keywords: Conto de tradição oral
Literatura infantil
Literatura juvenil
Imaginário
Bibliotecas escolares
Issue Date: 16-Nov-2016
Abstract: O presente relatório de feição dissertativa desenvolve conceitos relacionados com a Literatura enquanto formadora de leitores. A Literatura Infanto-Juvenil é, na verdade, um instrumento para a pedagogia do imaginário e um veículo que interfere positivamente na formação da criança, desde a mais tenra idade. Dá-se relevo primacial neste relatório à Literatura Infanto-Juvenil, porque se considera o texto literário como transmissor de valores e de conhecimentos nas diversas áreas e disciplinas, no contexto do Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para o alcance destes objetivos, procedeu-se a um estudo sobre textos literários de diversas modalidades genológicas (desde o texto informativo, ao texto narrativo, ao texto lírico), tendo-se realizado uma análise aprofundada de um ponto de vista científico e pedagógico. Desta forma, após uma reflexão sobre os conceitos inerentes ao tema, passou-se para uma análise narratológica de alguns contos, que resumem o corpus textual, alvo do estudo aplicado no âmbito da Educação Pré-escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
This report, with dissertation features, develops concepts related to literature as a readers coach. The Children's and Youth Literature is actually a pedagogic tool for the imaginary and a vehicle that interferes positively in the education of children, from an early age. This report emphasizes Children and Youth Literature, because the literary text is considered as a transmitter of values and knowledge in different areas and disciplines in the context of Pre-school and Primary school. To achieve these goals, we proceeded to a study of literary texts of various genológicas modalities (from the informative text, to the narrative text, to the lyric text), and conducted a thorough analysis from a scientific and pedagogical point of view. Thus, after reflection on the concepts inherent in the theme, it’s presented a narratological analysis of some tales, which summarize the textual corpus targeted in the study, applied in the Preschool and Primary school Education.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10348/6838
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_amtsampaio.pdf2,73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.