Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/6839
Title: O jogo dramático e a educação
Authors: Silva, Sónia Marisa Botelho da
Advisor: Cardoso, Carlos José Vieira Mendes
Keywords: Jogo
Jogos dramáticos
Expressão dramática
Educação artística
Issue Date: 16-Nov-2016
Abstract: Com este relatório pretende-se demonstrar as vantagens que o jogo dramático têm no processo de ensino-aprendizagem. Uma vez que a presença das expressões artísticas no sistema educativo é ainda escassa, este relatório com caráter dissertativo intenta evidenciar a importância do jogo dramático e das expressões artísticas no desenvolvimento integral da criança, especificamente, a nível biológico, social, afetivo e cognitivo. Pretende-se, igualmente, clarificar todas as vantagens que estes conteúdos podem trazer, nomeadamente o facto de estes funcionarem como uma ferramenta de ensino ao professor. Tenciona-se ainda salientar que o jogo deve ser parte integrante do seio escolar nas diversas áreas do conhecimento, uma vez que promove o desenvolvimento da criatividade, da imaginação, da socialização, da comunicação, do pensamento da criança e etc. Em suma, este estudo ambiciona demonstrar que a utilização do jogo dramático na sala de aula, além de proporcionar a interdisciplinaridade, assegura a presença de regras, assim como assegura um o enriquecimento e a uma coerência das aquisições cognitivas e simbólicas da criança.
This report pretends to show the advantages of dramatic play in the teaching-learning process. Once the artistic expressions are still limited in the educative system, this dissertation pretends to stand out the importance of the dramatic play and the artistic expressions in the children’s development, specifically, the biological, social, affective and cognitive level, and to clarify all the benefits that these contents can bring to the teacher as a teaching tool. Is also important to point out that the dramatic play must be an integral part in the school, in the several areas of knowledge, as it promotes the development of creativity, imagination, socialization, communication, and child’s thinking, etc. In brief, this study aims to prove that the use of dramatic play on the class room can provide interdisciplinary, assures the presence of rules, as well the enrichment and the coherence of the cognitive and symbolic acquisitions of the children.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Teatro
URI: http://hdl.handle.net/10348/6839
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_smbsilva.pdf3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.