Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/685
Title: Implementação de OpenSimulator com funcionalidade de voz em ambiente empresarial
Authors: Pereira, Jean-Louis do Canto
Advisor: Morgado, Leonel Caseiro
Silva, Pedro Miguel Mestre Alves da
Keywords: Mundo virtual
OpenSimulator
Voz
Softphones
Gtalk
Gestão
Manutenção
Virtual world
Voice
Management
Maintenance
Issue Date: 2010
Abstract: Este trabalho teve como objectivo a implementação de um servidor de mundos virtuais (OpenSimulator), com funcionalidade de voz no contexto da rede interna de uma empresa (podendo eventualmente permitir acesso a partir do exterior se pretendido). Assim, foi necessário ter em conta vários aspectos que rodeiam a presença de uma empresa num mundo virtual, tal como, possibilitar o uso de voz entre utilizadores OpenSimulator ou automaticamente reencaminhar chamadas para outros locais que não OpenSimulator, recorrendo a tecnologias por software como o GTalk ou softphones, caso a chamada por voz não fosse atendida dentro do mundo virtual. É ainda possível aos utilizadores usarem as suas contas OpenSimulator em softphones, ou seja, efectuarem chamadas para utilizadores que se encontrem no mundo virtual. Também se teve em conta aspectos relevantes em meio empresarial tais como a realização de cópias de segurança diárias, para permitir a recuperação de todos os dados do servidor em caso de falhas de software ou hardware; ou a necessidade de agilização de procedimentos quotidianos, tendo para o efeito sido desenvolvidas ferramentas que permitem a criação e manutenção de contas de utilizadores, bem como a gestão do servidor OpenSimulator através de um website.
The goal of this work was to implement a virtual worlds server (OpenSimulator) with voice functionality in the context of the internal network of a company (allowing external access when desired). It was therefore necessary to consider several issues surrounding the presence of a company in a virtual world, such as enabling the use of voice calls between OpenSimulator users or automatically forwarding calls to places other than OpenSimulator, using software technologies such as GTalk or softphones, in case a voice call is not answered within the virtual world. It is also possible for users to use their OpenSimulator accounts on softphones and make calls to users who are in the virtual world. Other aspects that were relevant to the company‟s operations were also addressed, such as the need to perform daily backups to allow recovery of all server data in case of software or hardware failure, or the need for streamlined daily procedures. To accomplish these objectives, tools were developed that allow the creation and maintenance of user accounts and the management of the OpenSimulator server through a website.
Description: Dissertação de Mestrado em em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
URI: http://hdl.handle.net/10348/685
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:OLD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MsC_jlcpereira.pdf2,96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.