Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/6856
Title: A utilização do Go!Animate em contexto de trabalho de projeto: uma experiência no 1º ciclo do Ensino Básico
Authors: Pinto, Marta Sofia Magalhães
Advisor: Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira
Keywords: Prática pedagógica
Ensino básico 1º ciclo
Trabalho de projeto
Go!Animate
Issue Date: 17-Nov-2016
Abstract: O presente relatório incide sobre a prática de ensino supervisionada nos contextos da Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Curso de 2º Ciclo em Ensino da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e tem como título “A utilização do Go!Animate em Contexto de Trabalho de projeto: uma experiência no 1ºCiclo do Ensino Básico.” O avanço e a inovação tecnológica, com destaque para as Tecnologias de Informação e Comunicação, transformaram a World Wide Web numa plataforma global de partilha de informação e de conhecimento, dinâmica e interativa, denominada Web 2.0. Esta segunda geração da Web caraterizada pela interação com o utilizador, oferece aos utilizadores uma multiplicidade de ferramentas e aplicativos online, permitindo a possibilidade de publicar, editar, colaborar e partilhar experiências, informações e conhecimentos de forma fácil e simples. Estando as escolas equipadas com meios tecnológicos e infraestruturas que permitem o acesso rápido à Internet, a utilização de algumas ferramentas da Web 2.0 em contexto educativo são um potencial para o ensino aprendizagem. Este trabalho fala sobre uma das variadas formas de como a Web 2.0 pode ser abordada na sala de aula, neste caso associada ao Trabalho de Projeto. Durante a nossa prática pedagógica desenvolvemos um Trabalho de Projeto, cujo grande tema era “Água, gota de vida”. No decorrer do mesmo os alunos trabalharam com as tecnologias e, especificamente, com o programa “Go!Animate”, sendo precisamente sobre este que incide a nossa reflexão.
This report focuses on the practice of supervised teaching in the contexts of Preschool Education and the 1st Cycle of Basic Education in the Course 2nd Cycle in Teaching Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education, and is entitled "Using the Go! Animate in Work project: an experiment on the 1st Cycle of Basic Education.” The advancement and technological innovation, especially in the Information Technology and Communication, transformed the World Wide Web on a global platform for sharing information and knowledge, dynamic and interactive, called Web 2.0. This second generation of Web characterized by the interaction with the user, offers users a multitude of online tools and applications, allowing the ability to post, edit, collaborate and share experiences, information and knowledge in an easy and simple. Schools being equipped with technology and infrastructure to enable quick access to the Internet, the use of some Web 2.0 tools in an educational context is a potential for teaching and learning. This paper discusses one of the many ways of how Web 2.0 can be addressed in the classroom, in this case associated with the Project Work. During our teaching practice developed a Project Work, whose major theme was "Water drop life." During the same students worked with the technologies, and specifically with the "Go! Animate" is precisely on this that focuses our reflection. During our teaching practice we developed a Project Work, whose major theme was "Water drop life." In the Project work the students worked with the technologies, and specifically with the "Go! Animate" is precisely on this that focuses our reflection.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10348/6856
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_msmpinto.pdf2,12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.