Relação entre o nível de atividade física e o índice massa corporal

Data
2016-11-18
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Este trabalho consiste na elaboração do Relatório Final do Estágio Pedagógico, realizado como parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro. O Estágio Pedagógico desenvolveu-se na Escola Secundária de Barcelos, no ano lectivo de 2012/2013 e tendo como objectivo favorecer a integração e consolidação, no contexto da prática, os conhecimentos teóricos adquiridos no 1ºe 2º semestre do Curso de Mestrado, através de uma prática docente supervisionada e orientada, com vista à profissionalização de professores de Educação Física competentes. O presente relatório está estruturado em dois grandes capítulos, ao longo dos quais se apresenta as actividades desenvolvidas no Estágio Pedagógico, as actividades de ensino /Aprendizagem e as Dificuldades sentidas durante o Estágio. A intenção é descrever e reflectir sobre as actividades desenvolvidas ao longo do ano, pretendendo-se realizar uma avaliação de todo o trabalho desenvolvido e os conhecimentos dele derivado, ao descrever e analisar criticamente as duas dimensões. As principais competências profissionais a desenvolver enquanto professores estagiários são: o Planeamento, Realização e Avaliação. O conhecimento adquirido, as dificuldades sentidas, o impacto do estágio na realidade escolar e a análise e perspectiva da formação inicial e contínua, foram também abordadas de uma forma crítica e reflexiva. O perfil do professor aponta para alguém competente, que reflecte sobre a sua prática e que actua sobre ela, reajustando o ensino às necessidades dos alunos. O Estágio Pedagógico está orientado nesse sentido, mostrando-se uma óptima oportunidade de aprendizagem e promotora da aquisição e desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, de atitudes proactivas na identificação e resolução de problemas pedagógicos, por forma a constituir o ponto de partida para uma futura integração no mercado de trabalho na área da docência da Educação Física e necessário a um desempenho proficiente.
This work consists on the elaboration of the Teaching Training Final Report, developed as part and conclusion of Master’s Degree in Physical Education Teaching to Primary and Secondary School at the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Trás os Montes e Alto Douro. The Teaching Training took place at the Secondary School of Barcelos, in the school year of 2012-2013, having as main goal to promote the integration and strengthening, in a practice context, of the theoretical knowledge acquired during the 1st and 2nd semesters of the Master’s Degree through a supervised and guided teaching practice, aiming at the professionalization of competent Physical Education teachers. This report is structured in two major chapters, which describe the activities carried out during the Teaching Training, the Teaching Activities - Learning and Ethical-Professional Attitude. The intention here is to describe and reflect on the year activities, in order to make an assessment of all the developed work and consequent knowledge, by describing and critically analyzing its two dimensions. The main professional competences to develop as trainee teachers are: Planning, Execution and Evaluation. The acquired knowledge, the difficulties encountered, the impact of the training in the school context and the analysis and perspective of initial and continuous education were also approached in a critical and reflective way. The teachers profile points to competent people who reflect on their practice and act accordingly, adjusting their intervention to students needs. The Teaching Training is designed in that sense, proving to be an important learning opportunity, facilitating the acquisition and development of professional and personal skills, of proactive attitudes in the identification and resolution of educational issues, in order to be the starting point to a future integration in the job market in the physical education teaching field and necessary to a proficiency performance.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Estágios pedagógicos , Competências profissionais
Citação