Motivação no processo de ensino aprendizagem

Data
2015
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O relatório de estágio, com carácter dissertativo, que a seguir se apresenta, tem como objetivo fundamental, dar a conhecer a prática de ensino supervisionada realizada no âmbito do 2º Ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal tendo como foco a motivação do aluno e a sua aprendizagem. É fundamental que os alunos, desde cedo no seu percurso escolar, se sintam motivados para aprender e desenvolvam uma atitude positiva e autónoma perante a sua aprendizagem. Pretende-se com este trabalho refletir sobre a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que, segundo vários autores, desempenha um papel crucial no desenvolvimento do indivíduo, representando uma força para a aprendizagem, o convívio social, os afetos, o exercício das capacidades gerais do cérebro, da superação, da participação, da conquista, da defesa, entre muitos outros. A educação torna-se também efetiva quando empreende a construção motivacional, prevendo as suas consequências futuras, tais como a auto perceção e o hábito de desenvolver a motivação intrínseca, reduzindo a necessidade de procurar motivação extrínseca para a realização de alguma tarefa. A segunda parte deste relatório consiste no relato fundamentado e refletido da prática pedagógica no âmbito do 2º ciclo do Ensino Básico. Pretende-se, ainda, na conclusão deste trabalho apresentar uma reflexão crítica e global, de todo o processo.
The traineeship report of an argumentative character that we present below is fundamentally aimed to let know about the practice of supervised teaching conducted within the second cycle of Basic Education, in the subjects of Portuguese and History and Portuguese Geography, focusing on student motivation and learning. It is fundamental that students, early in their schooling, feel motivated to learn and develop a positive and autonomous attitude towards learning. With this work, we intend to think about the importance of motivation in the teaching- learning process since, according to diverse authors, it plays a crucial role in the development of the individual, representing a force for learning, social life, affections, the exercise of the general capabilities of the brain, overcoming, participation, achievement, defense, among others. Education also becomes effective when it undertakes the motivational construction, foreseeing its future consequences, such as self-perception and the habit of developing intrinsic motivation and reducing the need to seek extrinsic motivation to perform a task. The second part of this report consists of the substantiated and reasoned account of the teaching practice within the second cycle of Basic Education. We also intend, in the conclusion of this work, to present a critical and global reflection of the whole process.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino do 1.º e do 2º Ciclos do Ensino Básico
Palavras-chave
Motivação , Ensino , Aprendizagem , Prática pedagógica
Citação