Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/6886
Título: Tempo disponível para a prática na motivação dos alunos do ensino básico: estudo comparativo entre professores experientes e professores estagiários
Autor: Rei, Rúben José Lobo
Orientador: Gomes, Isabel
Cunha, Pedro
Palavras-chave: Educação física
Estágios pedagógicos
Escola
Docência
Data: 2014
Resumo: Para um complemento a toda uma formação teórica no Mestrado em Ensino da Educação Física no Ensino Básico e Secundário da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, este mesmo mestrado promove o ano de Estágio prático numa escola de ensino público. Este ano é direcionado para uma prática docente, sendo esta prática orientada e supervisionada por 2 orientadores, um ao nível da mesma escola e outro ao nível da Universidade. Assim, o presente relatório apresenta-se como requisito obrigatório para a conclusão do Estágio Pedagógico e tem como objetivo relatar toda a experiência que adveio da lecionação da disciplina de Educação Física ao longo do ano letivo 2012/2013 na Escola Secundária de Barcelos (ESB), mais propriamente à turma do 9ºD. Este relatório apresenta-se estruturado em três capítulos distintos, sendo que o primeiro é de descrição, o segundo de reflexão e o terceiro sobre um artigo científico elaborado por mim ao longo do ano letivo acima referido, sobre a temática da influência do tempo disponível para prática na motivação em aula de professores estagiários e mais experientes. Tal como supracitado, o primeiro capítulo é descritivo e faz referência às expetativas iniciais em relação ao estágio pedagógico, ás atividades realizadas, o processo que levou ás opções tomadas e todos os conhecimentos que foram apreendidos ao longo deste ano letivo. No segundo capítulo é utilizado para realizar uma reflexão sobre toda a aprendizagem realizada durante o ano letivo. Engloba também a importância do trabalho individual e grupal, a capacidade de iniciativa, todas as dificuldades sentidas bem como as formas de resolução das mesmas, assim como o impacto do grupo de estagiários dentro do seio escolar, além de outras temáticas. Para concluir este segundo capítulo, refleti sobre toda a experiência deste ano de estágio, quer a nível profissional como a nível pessoal. No terceiro e último capítulo apresento um trabalho realizado durante o ano letivo, sob o título ”Tempo Disponível Para a Prática na Motivação dos alunos do Ensino Básico: Comparação entre Professores Experientes e Professores Estagiários” apresentado em espaço público no “IV A Escola Hoje” em 17 de Maio de 2013, nesta mesma universidade.
For an addition to an entire theoretical education in the Master of Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education of the University of Tras -os-Montes and Alto Douro, this same master promotes year practical internship in a school of public education. This year is directed to a teaching practice, this practice is guided and supervised by two supervisors, one at the level of the same school and another at the level of the University. Thus , this report is presented as a mandatory requirement for completion of the Teacher Training , and aims to report all the experience that came from teaching Physical Education throughout the school year 2012/2013 in the Escola Secundária de Barcelos (ESB) more properly the class of 9ºD. This report presents structured into three distinct chapters, the first of which is the description of the second and third reflection on a scientific article written by me throughout the school year stated above, on the subject of the influence of time available for practice motivation in the classroom trainees and more experienced teachers. . As mentioned above, the first chapter is descriptive and refers to the initial expectations regarding the practicum, to activities carried out, the process that led to choices made and all the knowledge they have learned throughout this school year. The second chapter is used to perform a reflection on all learning conducted during the school year. It also covers the importance of individual and group work, the ability of initiative all the difficulties and the ways of solving the same , as well as the impact of the group of trainees within the school sinus and other themes. To complete this second chapter, I reflected on the whole experience this year internship at professional level and a personal level . In the third and final chapter I present a study conducted during the school year, under the title "Tempo Disponível para a Prática na Motivação dos alunos dos Ensino Básico e Secundário: Comparação Entre Professores Experientes e Professores Estagiários" presented in public space " IV Congresso Escola Hoje" on May 17, 2013 .
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/6886
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:TD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
msc_rjlrei.pdf
  Restricted Access
656,37 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.