Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/6890
Title: A poesia como forma de aprendizagem no ensino do português como língua materna e do espanhol como língua estrangeira: Ensino Secundário (11º ano)
Authors: Silva, Soraia Marli de Almeida
Advisor: Oliveira, Anabela Dinis Branco de
Rodríguez, Rebeca Fernández
Keywords: Poesia
Criatividade
Literatura
Aprendizagem
Atividade
Issue Date: 2013
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo fundamental apresentar a importância do estudo de poesia para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos do 11º Ano. Primeiramente faz-se referência à história da poesia, às suas definições e à ligação entre esta e a psicologia. Seguidamente apresentam-se as considerações sobre a atual situação do ensino da poesia, a importância do professor na aproximação do aluno ao texto poético e o ensino da poesia em sala de aula. Aborda-se também neste trabalho algumas vertentes da poesia, como a publicidade poética e a pintura. No Capítulo III, analisam-se diferentes referenciais, com o objetivo de saber, de que forma o texto poético é abordado. Faz-se também a análise de diferentes manuais de 11.º ano de Português e Espanhol, com a finalidade de analisar a forma como é abordada a poesia. No Capítulo IV, são apresentadas algumas atividades de leitura e escrita de poesia para ajudar a motivar e explorar este tipo de texto. Este estudo termina com algumas considerações gerais sobre a poesia como estratégia de aprendizagem no Ensino Secundário – 11º ano.
The present work has as objective basic to present the importance of the study of poetry for the development of the learning of the pupils of 11º Ano. First reference to the history of the poetry, its definitions and the linking between this becomes and psychology. Secondly, the considerations are presented on the current situation of the education of the poetry, the importance of the professor in the approach of the pupil to the poetical text and the education of the poetry in classroom. One also approaches in this work some sources of the poetry, as the poetical advertising and the painting. In Chapter III, different references are analyzed, with the objective to know, of that it forms the poetical text is boarded. Year of Portuguese and Spaniard also becomes the manual analysis different of 11.º, with the purpose to analyze the form as the poetry is boarded. In chapter IV, some activities of reading and writing of poetry are presented to help to motivate and to explore this type of text. This study it finishes with some general considerations on the poetry as strategy of learning in Secondary - 11ºano.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Português no 3. º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/6890
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_smasilva.pdf
  Restricted Access
5,29 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.