Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/6892
Title: Intervenção lúdica no processo de ensino-aprendizagem
Authors: Alves, Vânia Regina Gonçalves
Advisor: Silva, Levi Leonido Fernandes da
Keywords: Jogo
Intervenção lúdica
Ludicidade
Ensino artístico
Issue Date: 2015
Abstract: Ser criança implica brincar, jogar, imaginar, sonhar e sorrir, pois estas são necessidades que a criança demonstra no decorrer das suas vivências fazendo parte do seu processo de vida. Neste trabalho pretende-se demostrar a importância do lúdico na vida das crianças e essencialmente o verdadeiro valor da intervenção lúdica no processo de ensino e aprendizagem. Esta intervenção pode constituir-se, para o professor, uma ferramenta de ensino com muita potencialidade capaz de promover aprendizagens significativas de uma forma mais divertida e da mesma forma favorecendo o potencial dos elementos cognitivos, sociais, afetivos e motores dos alunos. No final da realização deste estudo e após termos acesso à investigação já realizada nesta área, será certamente possível afirmar que a intervenção lúdica constitui-se um verdadeiro instrumento de motivação para as crianças e da mesma forma um instrumento capaz de atingir aprendizagens significativas não só escolares mas também sociais e afetivos. Também o jogo, no mundo da ludicidade, é uma alternativa no desenvolvimento integral da criança pois, quando este é aplicado em contexto de sala de aula, pode colmatar algumas lacunas existentes no processo de ensino-aprendizagem. Assim sendo, o universo lúdico contribui certamente para uma melhor transmissão-receção de conhecimentos e para uma construção mais eficaz e sólida dos conhecimentos do indivíduo em formação.
Being a child involves fun, play, imagine, dream and smile, because these are needs that the child shows in the course of their experiences as part of the process of life. This work aims to demonstrate the importance of playfulness in children's lives and essentially the true value of playful intervention in the process of teaching and learning. This intervention can be created, for the teacher, a teaching tool with great potential to be able promote meaningful learning of a more fun and similarly favoring the potential of cognitive elements, social, emotional and students engines. At the end of this study and that, after having access to the research already done in this area will certainly be said that the playful intervention constitutes a real tool of motivation for children and likewise a capable instrument to achieve significant learning not only students but also social and affective. Also the game in the world of playfulness, is an alternative in the development of children, because when it is applied in the context of the classroom, can fill some gaps in the teaching-learning process. Thus, the playful universe certainly contributes to a better transmission-reception of knowledge and for more effective and solid construction of the individual's knowledge in training.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10348/6892
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_vrgalves.pdf
  Restricted Access
2,42 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.