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Title: Nova estratégia de comunicação e imagem cooperativa para a AIGRA e para a capital do granito
Authors: Lopes, Nilton
Advisor: Pinto, Rute Sofia Pereira Bastardo
Sousa, Joaquim João Moreira de
Keywords: Multimédia
Design
Comunicação
Estratégias
Audiovisual
Imagem de marca
Identidade corporativa
Issue Date: 28-Nov-2016
Abstract: Este documento apresenta o trabalho elaborado no âmbito do Projeto Multimédia inserido na unidade curricular Projeto/Dissertação do 2º ciclo de estudos em Comunicação e Multimédia (CM) na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O documento aborda três questões: estratégias de comunicação e a sua importância, dando suporte teórico ao trabalho realizado; aprofundamento dos conhecimentos sobre a Associação dos Industriais do Granito (AIGRA), trabalho realizado para a mesma e processo de elaboração de uma imagem de marca para a Capital de Granito. O trabalho elaborado resultou de uma parceria entre a UTAD e a AIGRA. Este projeto tem como objetivos a aplicação dos conhecimentos adquiridos anteriormente no 1º e 2º ciclos de estudos em CM, de modo a dar um vislumbre do mercado de trabalho da área e desenvolver capacidades para responder às necessidades do mesmo. A realização deste projeto teve como maior motivação a possibilidade de trabalhar num ambiente próximo da realidade do mercado de trabalho, podendo assim, enfrentar todas as responsabilidades que advêm dessa experiência. O facto de mais tarde ver todo o trabalho a ser utilizado pelas entidades é algo realmente motivador. Ao longo do desenvolvimento deste projeto foram postos em prática, essencialmente, conhecimentos de duas áreas da multimédia: o design gráfico e a produção audiovisual. A área do design foi a que teve maior aplicabilidade já que os dois principais objetivos do projeto foram criar uma nova imagem e estratégia de comunicação para a AIGRA e a criação da identidade corporativa de “Vila Pouca de Aguiar – Capital do Granito”. Os objetivos do projeto foram todos atingidos, pois a AIGRA alterou toda a sua imagem, tendo agora uma imagem de marca renovada, autentica e melhorada. A associação passou ainda a ter um vídeo promocional e um vídeo documental. A AIGRA não foi a única entidade a beneficiar de uma nova identidade corporativa, pois a Capital do Granito conseguiu, com este projeto, a sua própria imagem de marca, tendo agora uma “cara” para mostrar ao mundo. De modo a proporcionar mais hipóteses de sucesso, os trabalhos realizados para a AIGRA e para a Capital do Granito tiveram diferentes abordagens e soluções, aproximando as tarefas do projeto à realidade do mercado de trabalho.
This document presents the work done within the Multimedia Project inserted in the curricular unit of Project/Dissertation of 2nd cycle of studies in Communication and Multimedia (CM) at Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). The document approaches three questions: communication strategies and their importance, supporting the work done; improving the knowledge about Associação dos Industriais do Granito (AIGRA) – Association of Industrials of Granite, work done for the organization and the elaboration process of a brand image for the Capital do Granito – Granite Capital. The work elaborated was the result of a partnership between the UTAD and AIGRA. The objective of this project is to apply the knowledge acquired before, during the first and the second cycle of studies in CM, to show the business market in this area and develop abilities to answer to it’s needs. The production of this project had as major motivation the possibility to work in an environment close to the reality of the job market, so the responsibilities of that experience can be faced. The personal fulfillment of seeing all the work being used by the enterprises is something really motivating. Along the development of this project were used, mainly, knowledge of two areas of multimedia: graphic design and audiovisual production. The design area was the one that was most applied since the two main objectives of the project were to create a new image and communication strategy to AIGRA and the creation of a corporate identity of “Vila Pouca de Aguiar – Capital do Granito”. The objectives of the project were achieved, because AIGRA changed all its image, having now a brand image totally renewed, authentic and improved. The association now also has a promotional and a documentary video. AIGRA was not the only one to gain a new corporate identity, since the Capital do Granito, was able, with this project, to have a new face to show to the world. To provide more chances of success, the works done with AIGRA and the Capital do Granito had different approaches and solutions, to meet the tasks of the project and the reality of the job market.
Description: Dissertação de Mestrado em Comunicação e Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10348/6895
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

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