O ensino e a prática das ciências em contexto de sala de aula na educação pré-escolar

Data
2014
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente Relatório de Estágio, imprescindível para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico (CEB), teve por base o estágio pedagógico realizado no Jardim de Infância de Constantim, em Vila Real. Este retrata a prática letiva realizada numa turma de 8 alunos, dos 3 aos 5 anos. A turma tinha capacidades cognitivas e ritmos de aprendizagem bastante diversificados. Este relatório teve como base o trabalho desenvolvido na Área do Conhecimento do Mundo. O nosso estágio incidiu sobre as ciências e o Trabalho Prático na Educação Pré-escolar. O Trabalho Prático (TP) apresenta-se como um instrumento pedagógico e didático que envolve os alunos cognitiva e afetivamente no processo de aprendizagem. Pretende-se com este trabalho refletir sobre a prática pedagógica desenvolvida, assim como sobre a importância do ensino e prática das ciências em contexto de sala de aula. Na Educação Pré-escolar a área do Conhecimento do Mundo apresenta-se como uma sensibilização às ciências, onde podemos trabalhar a curiosidade natural e o desejo de compreensão do mundo. Esta curiosidade e desejo devem ser promovidos na Educação Pré-escolar através de novas experiências e do contacto com novas situações que permitam a descoberta e a exploração. A sensibilização às ciências deve partir do interesse das crianças. O papel do educador é alargar, contextualizar e fomentar a curiosidade, o desejo de aprender e o interesse das crianças. A área do Conhecimento do Mundo deve permitir o contato com atitudes e metodologias próprias das ciências e fomentar nas crianças uma atitude científica e experimental. O estágio pedagógico correu bem, estabelecemos uma boa relação com toda a comunidade educativa e conseguimos alcançar todos os desafios propostos.
The present training report, indispensable for obtaining the Mater degree in Pre-school Education and the Education of Elementary School, was based pedagogical trainning at the kindergarten of Constantim, in Vila Real.This portrays the teaching practice conducted in a 8 kids, of 3 to 5 years. The class has cognitive abilities and learning rhythms quite diversified. This report was based on the work developed in the Knowledge of the World area. Our internship focused on the sciences and the Practical Work in Preschool Education. The Practical Work is presented as an educational and teaching tool that engages students cognitively and emotionally in the learning process. The aim of this work reflects on the developed pedagogical practice, as well as on the importance of teaching and practice of science in the context of the classroom. Preschool Education in the area of Knowledge World presents itself as a science awareness where we can work the natural curiosity and desire to understand the world. This curiosity and desire should be promoted in pre-school education through new experiences and contact with new situations that enable the discovery and exploration. Sensitization to science must start from the interest of the children. The educator's role is expanding, contextualize and foster curiosity, desire to learn and children's interest. The area of the Knowledge of the World must allow contact with attitudes and methodologies of science and foster children in an experimental and scientific attitude. The teaching practice went well, we have established a good relationship with the whole school community and we achieved all the proposed challenges.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
Palavras-chave
Estágios pedagógicos , Ensino das ciências , Educação pré-escolar , Trabalhos práticos
Citação