Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/6911
Title: Estudo da função Afim à luz do programa de matemática do 3º ciclo do ensino básico
Authors: Reis, Joana Edgar Pereira Dinis Pimenta dos
Advisor: Aires, Ana Paula Florêncio
Keywords: Matemática
Programas
Ensino básico
Função
Função Afim
Issue Date: 2012
Abstract: Ensinar Matemática é, sem dúvida um grande desafio, pois todos os dias devemos proporcionar aos nossos alunos experiências diversificadas e enriquecedoras, que os motivem para o estudo desta disciplina e os conduzam na construção da sua aprendizagem. Um dos tópicos pelo qual sempre tivemos especial interesse foi o das “Funções”, talvez pelo facto do conceito de Função ser amplamente utilizado em diversas áreas do conhecimento e proporcionar aos alunos um estudo entusiasmante de muitas situações do dia-a-dia. Com este trabalho pretendemos aprofundar os conhecimentos teóricos sobre o tópico das Funções no Programa de Matemática do 3º ciclo do Ensino Básico, mais especificamente o estudo da Função Afim; adquirir conhecimentos práticos/didáticos para o planeamento de tarefas e materiais didáticos suscetíveis de aplicação em ambiente de sala de aula; apresentar tarefas passíveis de aplicação e utilização em contexto de sala de aula que permitam o desenvolvimento do estudo da Função Afim, no âmbito do Programa de Matemática do Ensino Básico.
Teaching mathematics is undoubtedly a great challenge, because every day we should provide our students with diverse and enriching experiences, which motivate them to study this subject and help them build their knowledge. One of the topics for which we always had special interest is "Functions", perhaps because the concept of function is widely used in various areas of knowledge and also because functions provide students with an interesting way to study many everyday situations. With this study we intend to deepen the theoretical knowledge on the topic of functions in the mathematics program for the 3rd cycle of basic education, particularly the study of affine function; acquire practical knowledge to plan tasks and build materials to be used in the classroom; suggest tasks to be used in the classroom that will lead to the development of the study of the Affine Function in the framework of the program for the 3rd cycle of basic education.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/6911
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_jepdpreis.pdf
  Restricted Access
3,08 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.