O teorema de Pitágoras ao longo dos tempos e a sua abordagem no programa de matemática do ensino básico

Data
2012
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Este trabalho foca o ensino/aprendizagem matemática do Teorema de Pitágoras, baseada nos seguintes aspetos: contextualização do Teorema de Pitágoras na cultura e nos conhecimentos matemáticos de diversas civilizações; importância da história da matemática na aprendizagem da Matemática e em particular do Teorema de Pitágoras; orientações do ensino do Teorema de Pitágoras no Programa de Matemática do Ensino Básico; proposta de um conjunto de tarefas que possibilitam a compreensão/ demonstração/aprendizagem/aplicação do Teorema de Pitágoras, assim como o desenvolvimento autónomo do pensamento geométrico dos alunos.
This work is focused on the mathematical learning of the Pythagorean theorem, based upon the following aspects: the contextualization of the Pythagorean theorem in the culture and in the mathematical knowledge of several civilizations; the importance of the history of Mathematics in the learning of mathematics and specifically in the learning of the Pythagorean theorem; guidelines for the teaching of the Pythagorean theorem in the program of mathematics at Basic School; a proposal of a set of tasks that enable the understanding / demonstration / learning / and use of the Pythagorean theorem, as well as the autonomous development of the geometric thinking of the students.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
Palavras-chave
Matemática , Ensino básico , Programas , História da matemática , Teorema de pitágoras
Citação