Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/6979
Title: A expressão plástica no universo do desenvolvimento da criança
Authors: Correia, Ana Filipa
Advisor: Silva, Levi Leonido Fernandes da
Keywords: Expressão
Comunicação
Expressão plástica
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Criança
Educadores
Professores
Issue Date: 2-Dec-2016
Abstract: O relatório que se apresenta, evidência a expressão plástica como forma de criatividade em contexto do Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico. Este tem como principal objetivo dar a conhecer a importância da área da expressão e comunicação, dando especial ênfase ao domínio da expressão plástica visto ser esse o tema por nós escolhido. A expressão plástica faz com que a criança viva, sinta e exteriorize os seus sentimentos e emoções, exprimindo-os sem pudores. O papel do educador é fundamental para o desenvolvimento das crianças, assim sendo, deve encorajar, motivar, orientar e originar contextos e atividades para que estas desenvolvam as suas capacidades a longo prazo. Neste sentido começamos por dividir o relatório em III partes. A I parte consta no enquadramento teórico abordando a importância da expressão plástica no desenvolvimento da criança ao longo do Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB). A II parte consiste no enquadramento legal onde falaremos de temas relacionados com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar; Metas de aprendizagem; Organização Curricular e Programas do 1º Ciclo do Ensino Básico, sobre a legislação e perfil do educador/professor. Por último, na III parte abordaremos a nossa prática supervisionada.
The present report presents evidence of the plastic expression as a form of creativity in the context of kindergarten and 1st cycle of basic education. This aims to publicize the importance of the area of expression and communication, with special emphasis on the field of plastic expression, theme chosen by us. The plastic expression makes the child live, feel and externalize their feelings and emotions, expressing themselves shamelessly. The educator's role is critical to the development of children, therefore, they should encourage, motivate, mentor and lead contexts and activities so that they develop their skills in a long term. In this sense we begin by splitting it into three parts. First part (I) consists in the theoretical framework addressing the importance of plastic expression in child development along the Kindergarten and 1st cycle of basic education (1º CEB). The second part (II) consists of the legal framework in which we will discuss topics related to the Curriculum Guidelines for Pre-School Education, Learning goals; Course Organization and 1st cycle of basic education programs and over the legislation. Finally, in the third part (III) we will approach our Supervised Practice.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10348/6979
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_afcorreia.pdf911,74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.